Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o problema do afogamento é global e mata mais de 230 mil pessoas por ano no mundo. OMS, afirma ainda que o afogamento é uma das principais causas de morte entre crianças e jovens de 1 a 24 anos. Entretanto, 90% dessas mortes mundiais ocorrem em países de baixa e média renda - justamente onde há menos recursos para as ações de prevenção desse acidentes.

Turista é salvo por golfinhos em ataque de tubarão no Egito

No último domingo (9/7), o campeão nacional de fisiculturismo romeno Catalin Stefanescu, de 29 anos, perdeu a vida após se afogar em um lago na vila de Lazuri (Dambovita, Romênia). Segundo os familiares, o atleta teria se afogado no lago, que tem cerca de 90 centímetros de profundidade, enquanto pescava com um amigo.

Fisiculturista morre aos 30 anos vítima de aneurisma

O corpo de Stefanescu foi encontrado pelo próprio companheiro de pescaria, que segundo ele, não estava no local no momento da morte porque tinha ido em casa. Na volta, ao ver o amigo morto, ligou para o serviço de emergência.

Investigações estão sendo feitas pelas autoridades para saber as circunstâncias da morte do fisiculturista. A hipótese de ele ter sido assassinado ainda não foi descartada. Outra linha de investigação é que ele pode ter tido uma morte súbita.

Catalin Stefanescu ficou em 1º lugar no Campeonato Nacional de Fitness e Culturismo, na Romênia
📷 Catalin Stefanescu ficou em 1º lugar no Campeonato Nacional de Fitness e Culturismo, na Romênia |Foto: @georgecatalin.stefanescu

Stefanescu deixa esposa e uma filha. Em 2020, ele participou do Campeonato de Culturismo dos Bálcãs, representando a Romênia. No Campeonato Nacional de Fitness e Culturismo, Stefanescu ficou em 1º lugar na categoria Culturismo Clássico de até 80kg. Ele também trabalhava como preparador físico na cidade de Târgovistea, onde ele nasceu.

O corpo de Catalin Stefanescu foi encontrado dentro de lago Foto: Foto: @georgecatalin.stefanescu

MAIS ACESSADAS