A dengue é uma doença febril aguda que variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação. crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

Aproximadamente metade da população mundial está em risco de contrair a doença. A dengue ocorre em climas tropicais e subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas. A dengue grave é uma das principais causas de morte entre crianças em alguns países da Ásia e da América Latina.

Um estudo publicado na revista científica “Urology Reports“, no último domingo (18), mostrou um caso inédito de sintomas da dengue grave. Um jovem de 17 anos, morador de Burkina Faso (antigo Alto Volta), país próximo à Nigéria, que foi diagnosticado com dengue e teve um quadro de priapismo arterial por conta da doença. O sintoma foi descrito como uma “ereção vigorosa”.

“Nenhuma associação (entre dengue e ereção prolongada) semelhante foi previamente documentada na literatura médica”, descrevem os autores do estudo, liderado por Hassami Sawadogo.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Nefrologias de um hospital local relatam que o adolescente africano, que não teve a identidade revelada, teve quadro grave de dengue, apresentando necrose tubular aguda, e estava internado havia cinco dias quando apresentou a ereção por 18h seguidas, num ângulo de 50 graus, não dolorosa, sem estímulo sexual.

Quer mais notícias do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp

Na unidade de saúde, o rapaz foi tratado com bolsas de gelo no pênis para minimizar o fluxo sanguíneo e o órgão voltou ao estado de repouso dois dias depois. Não foram diagnosticadas sequelas no órgão genital.

“Não houve sopro à ausculta. A estimulação sexual fortaleceu a ereção. Mencionamos o priapismo arterial ou de alto fluxo. A dengue, por causar vazamentos vasculares, pode ser um gatilho raro para priapismo arterial. Mais estudos são necessários para elucidar esses mecanismos e possíveis implicações clínicas”, afirmaram os médicos envolvidos no caso.

Segundo os especialistas, o priapismo arterial geralmente ocorre por conta de lesões, causadas por acidentes ou em casos de overdose de drogas estimulantes.

MAIS ACESSADAS