Após uma série de atos contra monumentos que homenageiam figuras polêmicas nos Estados Unidos, o Departamento Americano de Segurança Interna decidiu criar uma força especial para proteger as estátuas.
Autoridades da cidade de Bend, no estado do Oregon (EUA), estão pedindo aos moradores que parem de colocar 'olhos esbugalhados' nas esculturas da região.
De acordo com o jornal OregonLive, Bend tem mais de 20 esculturas em rotatórias da cidade que foram encomendadas e doadas pela organização sem fins lucrativos Art in Public Places.
A conta oficial da cidade no Instagram disse que "os enormes olhos de plástico presos a oito instalações de arte pública por desconhecidos podem acabar custando muito dinheiro a Bend".
"Embora os olhos esbugalhados colocados nas várias obras de arte pela cidade possam fazer você rir, custa dinheiro removê-los com cuidado para não danificar a arte. Embora não toleremos as coroas, colares de flores e chapéus de Papai Noel, vamos ficar longe de adesivos, pichações e todas as coisas que podem danificar a arte" diz o post.
A postagem recebeu dezenas de comentários, incluindo muitos moradores que disseram que os olhos são uma adição inofensiva às esculturas.
Quer mais notícias de Mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O porta-voz da cidade, René Mitchell, disse que os adesivos que mantêm os olhos no lugar podem danificar o metal. "O aço corten pode perder manchas de ferrugem de adesivos, precisando de tratamento químico para enferrujar uniformemente. O aço inoxidável requer solventes fortes para remover resíduos de adesivos", explicou ele.
Mitchell disse que a cidade já gastou mais de US$ 1.500 (cerca de R$ 9 mil) para remover os 'olhos esbugalhados' de esculturas.
Confira o post:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar