O chamado urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura), que habita no continente americano, possui um mecanismo de defesa bem assustador: para afastar predadores, como águias e falcões, a ave consegue vomitar jatos de ácido a uma distância de até três metros.
Segundo um estudo publicado na revista científica Live Science, as aves regurgitam o ácido gástrico de seus estômagos, queimando a pele e os olhos de seus predadores. A substância é tão forte que ajuda a neutralizar toxinas presentes na carne de animais em decomposição e é 100 vezes mais potente do que o ácido estomacal dos seres humanos.
Ao regurgitarem o ácido, as aves reduzem o peso de seus corpos e conseguem voar para longe dos predadores com mais facilidade. A urina e as fezes também são úteis para os urubus, mantendo seus pés refrescados em climas quentes e eliminando bactérias das pernas após pisar em carcaças podres.
Urubus também defecam antisséptico!
O ácido estomacal não é o único fluido útil no corpo dos Cathartes aura. Além de usar suas fezes e urina para manter os pés refrescados em dias quentes, as aves também defecam em suas pernas para se livrar de bactérias após pisar em carcaças.
Veja também:
- Lesma rosa gigante volta a surgir em vulcão na Austrália
- Crocodilos anões são encontrados em cavernas de Gabão
- Suécia dá sinal verde para matança de lobos selvagens
De acordo com um estudo publicado na Ecosystem Services, graças aos animais necrófagos, ou seja, que se alimentam de carcaças, restos de animais são consumidos antes que se decomponham, evitando a emissão de dezenas de milhões de toneladas de carbono na natureza anualmente.
- Quer mais notícias Bizaras? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Conheça mais sobre a espécie:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar