Um urso-negro-asiático em Mianmar teve que passar por uma cirurgia para remoção da sua língua. No momento em que os veterinários conseguiram capturá-lo para o procedimento, o órgão já pesava mais de 3 quilos e se arrastava pelo chão.

Quando foi encontrado em 2016 Nyan htoo, como é chamado, passou por um primeiro procedimento cirúrgico, mas após uma recuperação realativamente boa a língua voltou a crescer.

O crescimento anormal da língua já foi diagnosticado em humanos que vivem nessa região do continente asiático, mas o episódio nunca  tinha sido visto em um urso anteriormente. Por conta disso, a equipe não está inteiramente certa sobre o que ocorreu com o pobre animal. Eles suspeitam que a condição seja resultado de uma doença chamada filariose linfática, um tipo de elefantiase causada por parasitas que vivem em mosquitos.

Felizmente, a história teve um final feliz: "Graças ao entusiasmo e compaixão de todos os envolvidos neste projeto de colaboração única, conseguimos fazer uma melhora tangível na qualidade da vida de Nyan htoo", disse Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, em comunicado. Os veterinários afirmaram que, apesar de viver sem sua língua, o urso conseguirá se alimentar com maior conforto após um período de adaptação. "Carregar uma língua de três quilos não é normal, o que representava muito peso para sua mandíbula e crânio: ele não conseguia mais fechar sua boca. Agora, além de conseguir fazer isso, ele também pode manipular a comida de maneira melhor."  

(Com informações de Science Alert)

MAIS ACESSADAS