plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ACORDA PRA VIDA!

Cientistas acordam criatura que dormiu por 24 mil anos

A pesquisa foi divulgada hoje (7) no periódico Current Biology

Imagem ilustrativa da notícia Cientistas acordam criatura que dormiu por 24 mil anos camera Até então, acreditava-se que esses seres sobreviveriam até 10 anos | Michael Plewka/Divulgação

Um rotífero bdelóides, um animal microscópico capaz de sobreviver a temperaturas extremamente baixas, foi “acordado” por cientistas e voltou à vida neste ano depois de passar 24 mil anos congelado.

Câmera registra visagem derrubando garrafas em loja

A descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (7) no periódico Current Biology. Segundo a pesquisa do Laboratório de Criologia do Solo, do Instituto de Problemas Físico-Químicos e Biológicos em Ciências do Solo, esse é o relato mais antigo de sobrevivência de animais dessa espécie em estado congelado.

Evidências anteriores apontavam que os rotíferos sobreviviam até 10 anos quando congelados, mas o novo estudo mostra que esses animais multicelulares podem suportar dezenas de milhares de anos em criptobiose, um estado em que o metabolismo está quase completamente parado.

Homem desobstrui garagem jogando empilhadeira contra carro

Belém divulga calendário de vacinação da semana; confira!

A pesquisa reforça também que eles ainda resistem à formação de cristais de gelo que acontece durante congelamentos lentos para proteger células e órgãos de possíveis danos provocados pelas temperaturas extremamente baixas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias