Uma equipe liderada pelo arqueólogo francês Auguste Mariette fez uma descoberta impressionante no Egito. Os pesquisadores encontraram uma obra realista de 4500 anos. Esculpida em madeira e olhos de cristal de rocha, a relíquia está em ótimas condições de preservação.
De acordo com os especialistas, trata-se da imagem de Ka’aper, também conhecido como Kaaper ou Sheikh el-Balad, escriba, sacerdote e leitor egípcio. Segundo os pesquisadores, a escultura foi encontrada em uma tumba localizada na necrópole de Saqqara, ela teria sido confeccionada durante a quinta dinastia do Reino Antigo, aproximadamente no ano 2500 a.C. Atualmente, a figura de Ka’aper está junto a outras milhares de peças no Museu Egípcio do Cairo.
A estátua de 112 cm de altura é esculpida em madeira de sicômoro. Para os egípcios, essa árvore era considerada sagrada, sendo protegida pela deusa Hathor.
VEJA TAMBÉM!
- Arqueólogos encontram múmia com língua de ouro no Egito
- "Livro dos Mortos" de 4 metros é encontrado em tumba no Egito
- Pedra de 1.500 anos com a frase 'Cristo nasceu de Maria' é encontrada em Israel
Uma das características que mais chamam a atenção na escultura são os olhos do sacerdote, feitos de cristal de rocha com borda de cobre que contrastam com a madeira.
Na escultura, pode-se ver Ka’aper de pé, segurando um bastão, confeccionado com o mesmo material utilizado para a estátua. Seu rosto redondo e grande barriga são símbolos de prosperidade. Os historiadores acreditam que, mesmo possuindo um papel oficial, ele não tinha um alto cargo dentro da comunidade da época.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar