plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EXPEDIÇÃO ESPACIAL

Agência espacial declara que Vênus é um planeta russo

Os projetos de missões a Vênus estão incluídos no programa de exploração espacial da Rússia para a próxima década, com execução prevista até 2030.

Imagem ilustrativa da notícia Agência espacial declara que Vênus é um planeta russo camera Planeta Vênus | Reprodução

A descoberta de fosfina na atmosfera de Vênus despertou o interesse da Agência Espacial Federal Russa, a Roscosmos. Durante um evento em Moscou, o chefe da agência, Dmitry Rogozin, chegou inclusive a definir uma nacionalidade para o planeta: russo, é claro.

O comentário faz referência às missões do programa espacial "Venera", conduzido pela então União Soviética, que enviou dezenas de sondas a Vênus nas décadas de 60, 70 e 80. Foi durante este programa que a primeira máquina construída por humanos, a "Venera 3", pousou em outro planeta, em 1º de março de 1966.

“Nosso país foi o primeiro e único a pousar com sucesso em Vênus”, lembrou Rogozin em entrevista citada pelo The Moscow Times. A sonda, contudo, sofreu uma falha no sistema e não conseguiu cumprir seus objetivos. O motivo: o ambiente venusiano é um verdadeiro “inferno”, nas palavras do próprio Rogozin.

Isso foi comprovado quatro anos mais tarde, em 1970, quando outra nave, a "Venera 7", finalmente conseguiu fazer um pouso bem-sucedido por lá. Ela enviou dados de volta à Terra por apenas 23 minutos, antes de sucumbir às condições nada tranquilas do planeta.

VEJA TAMBÉM!

A A National Aeronautics and Space Administration (NASA), por outro lado, sempre esteve mais interessada em Marte, embora tenha também enviado uma sonda e um orbitador a Vênus em 1978, durante a missão Pioneer. Os dois robôs estudaram o planeta por mais de uma década, e foram inutilizados em agosto de 1992.

Exploração de Vênus

Agora, EUA e Rússia planejam se unir forças na exploração de Vênus por meio do programa Venera-D, que enviará uma sonda ao planeta até 2031. Paralelamente, a Roscosmos anunciou que voltará a conduzir missões independentes ao mesmo destino.

“Continuar a exploração de Vênus está nos nossos planos”, afirmou Rogozin. “Primeiro, teremos o projeto Venera-D em cooperação com os americanos, mas também pretendemos enviar a nossa própria missão ao planeta, que consideramos russo e, por isso, não podemos ficar para trás”.

De acordo com o líder da Roscosmos, os projetos de missões a Vênus estão incluídos no programa governamental de exploração espacial da Rússia para a próxima década, com execução prevista até 2030.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias