plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
"BREADO"

Você sabia? Uma pessoa produz 5 banheiras de suor por ano

Uma empresa especializada em cuidados com a pele respondeu à curiosidade sobre o suor

Imagem ilustrativa da notícia Você sabia? Uma pessoa produz 5 banheiras de suor por ano camera Reprodução

Todo mundo transpira - é uma função normal de um corpo saudável. A transpiração serve para manter o organismo em uma temperatura ideal. Mas o que a maioria das pessoas não percebe é a quantidade de líquido que sai de seus poros.

A empresa de cuidados com a pele Nivea respondeu a essa pergunta e a resposta pode soar até um pouco nojenta...

Em média, os humanos suam aproximadamente 278 galões, ou 1.264 litros, de suor por ano.

Isso é aproximadamente o equivalente a cinco banheiras cheias de suor por pessoa, se o líquido expelido fosse acumulado durante um ano inteiro.

Visto de outra forma, se você juntar 1.582 pessoas e economizar todo o seu suor por um ano, elas produzirão o suficiente para encher o Aquário de Londres.

Durante a atividade física, produzimos de 0,5 a 2 litros por hora, potencialmente o suficiente para encher uma garrafa de refrigerante.

Em outros casos, algumas pessoas podem produzir cerca de 3 litros de suor por dia, mesmo sem fazer muita atividade física.

Embora as mulheres tenham mais glândulas sudoríparas do que os homens, os homens, na verdade, produzem mais suor.

Previsivelmente, o ambiente também é um fator importante. Em climas quentes e úmidos, as pessoas estão mais susceptíveis à transpiração, em comparação com climas frios e secos, que provavelmente têm o efeito oposto.

Seu peso corporal também pode desempenhar um papel significativo. Pessoas obesas tendem a suar muito mais do que pessoas com índice de massa corporal mais baixo.

Outros fatores como certos medicamentos - incluindo alguns antidepressivos - bem como desequilíbrios hormonais também podem desempenhar um papel significativo.

Embora o suor seja normal e, na maioria das circunstâncias, não há nada com que se preocupar. Mas, em alguns casos, pode causar constrangimento, por causa de algum estigma social.

Em cenários mais extremos, a transpiração excessiva pode levar a certas condições médicas.

QUANDO O SUOR PODE SE TORNAR UM PROBLEMA?

Talvez a coisa com a qual as pessoas mais se preocupem com o suor seja o cheiro que ele exala. Embora o suor em si seja realmente inodoro, quando seca na superfície, pode fazer com que as bactérias na pele comecem a decompor os produtos químicos, que exalam aquele fedor icônico – que muitos chamam de catinga, “cecê”.

Outra causa comum de preocupação é o estigma social em torno da hiperidrose ou suor excessivo. Isso muitas vezes pode acontecer apesar de qualquer atividade extenuante real ou exposição a calor significativo.

Se você deixar o excesso de suor na pele por muito tempo, isso pode levar à infecção de bactérias que, por sua vez, podem causar a formação de erupções cutâneas e furúnculos. O suor excessivo também pode causar infecções fúngicas na pele.

Pessoas que suam muito também podem ficar desidratadas devido à perda de água do organismo.

COMO CONTROLAR O EXCESSO DE SUOR

Se a quantidade de suor o preocupa, há algumas medidas que você pode tomar. Manter um peso saudável para a sua idade e altura pode ajudar a garantir que seu corpo se regule o melhor possível, enquanto tomar banhos regulares e usar roupas largas de algodão irá manter os níveis baixos no dia a dia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias