plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
QUEM NUNCA?

Seis frases que você falou sem saber o significado real

Você sabe o verdadeiro significado dos ditados populares que cresceu ouvindo dos pais e avós?

Imagem ilustrativa da notícia Seis frases que você falou sem saber o significado real camera Ditados populares: você sabe seus significados? | Reprodução

No Brasil, a cultura de se recorrer aos ditados populares para resumir uma situação ou até mesmo repreender alguém é algo muito forte e rico de expressões. Quem nunca ouviu dos pais e avós uma frase, às vezes em tom de alerta, sobre pessoas ou cotidiano? E, detalhe, o que a você cresceu escutando, é reproduzido até hoje, ou seja, passando de geração a geração.

De crimoso condenado a santo! Quem foi Dimas, o bom, ladrão?

"Amigo-da-onça", "fazer de gato e sapato" e "acordar com as galinhas" são alguns ditados populares que você já deve ter ouvido. Mas você sabe o verdadeiro significado? De onde surgiu? Vem saber todas essas curiosidades!

Sal? Aprenda a tirar chulé dos calçados de forma simples

- Amigo-da-onça:

É usada para definir uma pessoa falsa e interesseira com quem convivemos. Esta expressão começou na década de1950 e foi eternizada pelo cartunista Péricles, que ouviu uma piada sobre um caçador que contava como ele caçava e ninguém acreditava. No fim, o caçador perguntava: "Você é meu amigo ou amigo da onça?". Para saber quem acreditava na "potoca" que contava.

- Trabalhar como um cão

Esta é usada para dizer que a pessoa está trabalhando muito. O ditado remete a antigos cães de caça ou cães pastores que não tinham tempo para descansar, até que alguns destes animais se tornaram animais de estimação.

- O cão chupando manga

Esta é uma clássica para definir uma pessoa muito feia. Só que a frase nada tem a ver com cachorro. Remete a um demônio chupando a fruta e fazendo careta.

Estado anuncia medidas para valorizar PMs e bombeiros

- Fazer de gato e sapato

Esta frase pode ser referência a uma pessoa submissa, que foi usada por outra ou até mesmo quando alguém é tratado com desprezo. A origem da expressão vem de uma brincadeira antiga de criança: gato-sapato ou gato e sapato. A dinâmica era vendar os olhos da criança enquanto as outras davam sapatadas nela.

- Acordar com as galinhas

Esta expressão é muito usada em comunidades rurais, para falar da pessoa que acorda muito cedo. A explicação tem um cunho científico. As galinhas dormem assim que o sol se põe e acordam antes de ele nascer.

- Deu zebra

Expressão é usado sempre que algo dar errado, geralmente. Tem origem no ilegal "jogo do bicho". A zebra não faz parte da lista de 25 animais que o apostador pode jogar. Nesta aposta "dar zebra" é algo impossível.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias