plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EXPLOSÃO

Acidente com panela de pressão; confira dicas para evitar 

Diante de inúmeros casos de acidentes doméstico com panela de pressão, confira dicas de cuidados e manutenção para evitar o pior.

Imagem ilustrativa da notícia Acidente com panela de pressão; confira dicas para evitar  camera Confira dicas de cuidados e manutenção | (crédito: Divulgação)

A panela de pressão é um item indispensável na cozinha, principalmente na hora de cozinhar um alimento que precise de uma agilidade a mais para ficar pronto. Apesar da comodidade, devemos também ficar atentos aos cuidados que devemos ter com a panela de pressão em casa, acidentes e explosões infelizmente, são recorrentes no Brasil.

Diante de inúmeros casos de acidentes domésticos com o utensílio, onde na maioria das vezes a vítima acaba com queimaduras graves, machucados e outras situações que podem até levar a óbito,algumas dicas valiosas podem evitar esses tipos de acidentes. Confira sete delas:

1. Válvula de segurança

O não funcionamento da válvula de segurança é o principal motivo que leva as explosões. Para saber se a sua está em perfeito estado de funcionamento, observe se ela está soltando fumaça e fazendo barulho.

Além disso, se precisar substituir item, siga as instruções do fabricante à risca. A troca da válvula por acessórios não originais pode oferecer ainda mais perigo. Essas informações são do Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP).

2. Borracha ressecada

A borracha da sua panela precisa estar em ótimo estado, se ela estiver frouxa ou ressecada está na hora de ser trocada, viu.

3. Fique atento ao tempo

Esquecer a sua panela no fogo é um perigo, não faça isso nunca! Isso pode causar explosão. Fique atento quando a válvula de pressão começar a chiar, é hora de tirar o alimento do fogo, hein.

4. Respeite o limite

Use a sua panela de forma correta ao respeitar o limite preenchendo até 2/3 de sua capacidade máxima com alimento ou água. Não exceda esse limite isso pode entupir a válvula e até causar explosão, combinado?

5. Tenha paciência, espere ao abrir

Já ouviu a frase "a pressa é inimiga da perfeição"? então, siga isso ao pé da letra. Desligou o fogo, então aguarde sair toda a pressão, é comum algumas pessoas colocam uma colher para ajudar a pressão a sair mais rápido, não faça isso, espere no tempo dela e não no seu, ok?

6. Limpeza da válvula de pressão

A válvula de pressão serve como um aviso para você desligar o fogo, esse objeto entupido também pode causar explosão, evite entupimentos, faça a limpeza deste item de tempo em tempo.

7. Espere esfriar

Mais uma vez você precisa exercitar a sua paciência, jamais coloque a sua panela quente em baixo da água para esfriar, isso pode causar o desgaste do material e assim contribuir para acidentes domésticos, evite colocar o pino de pressão em água corrente.

VEJA O VÍDEO!

@vituuh_sb PANELA DE PRESSÃO ⚠️ #utilidadepublica #pai #mae #bombeiros #acidente #fypシ #viral #viralizou ♬ Love You So - The King Khan & BBQ Show

Leia também:

Panela de pressão explode em restaurante no Distrito Federal

Panela de pressão explode e mata mulher em restaurante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias