Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$
ALERTA

Comidas juninas podem afetar a saúde bucal; entenda!

Comidas típicas como maçã do amor, pé de moleque, paçoca, arroz doce e outras guloseimas, em excesso, podem prejudicar a saúde.

sábado, 18/06/2022, 12:51 - Atualizado em 18/06/2022, 16:38 - Autor: Com informações do Estado de Minas

Google News

Especialista alerta e explica como o consumo de comidas típicas juninas podem afetar a saúde bucal.
Especialista alerta e explica como o consumo de comidas típicas juninas podem afetar a saúde bucal. | Marcelo Casal jr/Agência Brasil

O tradicional cardápio das festas juninas é repleto de guloseimas de dar água na boca, porém cheios de açúcar e que podem colocar em risco a saúde bucal.

Comidas típicas como maçã do amor, pé de moleque, paçoca, arroz doce e outras guloseimas, em excesso, podem danificar o esmalte do dente e causar cárie.

O especialista em higiene e saúde bucal e coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, professor Rafael Rocha, explica que a acidificação na boca começa a acontecer cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar a integridade dos tecidos dentários.

Segundo Rocha, "a dica é consumir com moderação". Ele destaca ainda, que "alimentos que possuem grande quantidade de açúcar podem trazer prejuízos à saúde bucal".

LEIA TAMBÉM:

Aumento dos combustíveis começa e assusta motoristas

Caixa libera a parcela de junho do Auxílio Brasil

O dentista recomenda beber água constantemente durante os eventos, para aumentar o fluxo salivar, e evitar a combinação de doces com refrigerantes, o que altera os níveis de ácidos na boca e promove a descalcificação do esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo. 

A hidratação minimiza também o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como o vinho e o quentão. 

Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar ou atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos.

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS