plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
ALERTA

Comidas juninas podem afetar a saúde bucal; entenda!

Comidas típicas como maçã do amor, pé de moleque, paçoca, arroz doce e outras guloseimas, em excesso, podem prejudicar a saúde.

Imagem ilustrativa da notícia Comidas juninas podem afetar a saúde bucal; entenda! camera Especialista alerta e explica como o consumo de comidas típicas juninas podem afetar a saúde bucal. | Marcelo Casal jr/Agência Brasil

O tradicional cardápio das festas juninas é repleto de guloseimas de dar água na boca, porém cheios de açúcar e que podem colocar em risco a saúde bucal.

Comidas típicas como maçã do amor, pé de moleque, paçoca, arroz doce e outras guloseimas, em excesso, podem danificar o esmalte do dente e causar cárie.

O especialista em higiene e saúde bucal e coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, professor Rafael Rocha, explica que a acidificação na boca começa a acontecer cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar a integridade dos tecidos dentários.

Segundo Rocha, "a dica é consumir com moderação". Ele destaca ainda, que "alimentos que possuem grande quantidade de açúcar podem trazer prejuízos à saúde bucal".

LEIA TAMBÉM:

Aumento dos combustíveis começa e assusta motoristas

Caixa libera a parcela de junho do Auxílio Brasil

O dentista recomenda beber água constantemente durante os eventos, para aumentar o fluxo salivar, e evitar a combinação de doces com refrigerantes, o que altera os níveis de ácidos na boca e promove a descalcificação do esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo.

A hidratação minimiza também o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como o vinho e o quentão.

Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar ou atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias