A copa do mundo de 2022 está chegando. No dia 20 de novembro, o anfitrião Catar enfrentará o Equador no primeiro jogo do mundial. A seleção brasileira estreia no dia 24, uma quinta-feira às 16h, contra a Sérvia.
Aliás, todos os jogos do Brasil na copa do Catar caem no meio da semana. Na segunda rodada, a seleção enfrenta a Suíça em uma segunda-feira, às 13h. Na última rodada da primeira fase, o Brasil encara Camarões em uma sexta-feira, às 16h.
Diante disto, muitos trabalhadores brasileiros, que querem acompanhar a seleção, ficam na dúvida. Vai ter folga? Ou pelo menos redução na jornada de trabalho?
+ Bolsonaro em Belém tem apoiadores e vias congestionadas
+ Horário da última refeição pode aumentar risco de câncer
Resumindo, não.
Apesar da Copa do Mundo ser o maior evento esportivo do mundo, as datas dos jogos da seleção não estão no calendário de feriados nacionais. Por isso, segundo a legislação trabalhista, as empresas não são obrigadas a dispensar seus funcionários.
A jornada de trabalho é normal, mas isso não impede que os funcionários sejam liberados parcialmente ou totalmente de seus trabalhos. O empregador tem total liberdade para decidir se dará folga ou não.
O funcionário pode fazer uma espécie de acordo com seu chefe para receber "folga" nos dias dos jogos da Seleção Brasileira.
Algumas empresas fazem um acordo coletivo com seu funcionário, para encontrar uma forma de compensar as horas destinadas a acompanhar a seleção brasileira. Portanto tudo é questão de conversa.
Confira as datas e o horário dos jogos do Brasil no grupo G:
1º rodada: quinta-feira 24/11 – 16h - Brasil X Sérvia
2º rodada: segunda-feira 28/11 - 13h - Brasil X Suíça
3º rodada: sexta-feira 02/12 - 16h - Brasil X Camarões
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar