Puberdade, hormônios, pelos, coisas novas que chegam com a idade e que muitas vezes suscitam dúvidas que devem logo ser esclarecidas. Assim é a passagem da infância para a adolescência e com ela a possibilidade do popular "cc" se manifestar, o que nem sempre é por questão de falta de banho.
Muitos pais têm dúvidas sobre o uso de desodorante nos filhos, sobretudo quando o corpo da criança dá sinais de que precisa do produto. Nessas horas vem os questionamentos: qual o melhor? Que idade é a certa para iniciar a usar? Algumas crianças dão sinais de que já precisam utilizar desodorante e outras não, saiba como identificar.
Para esclarecer esses questionamentos, a reportagem conversou com a dermatologista Betânia Sales, que respondeu algumas perguntas sobre o tema.
Afinal, a partir de qual idade a criança deve usar desodorante?
Segundo a médica a Anvisa libera o uso a partir de 12 anos e explicou que a partir dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos, ocorre a ativação das glândulas sudoríparas que são as glândulas que produzem o suor, a partir desta idade quando começam a produzir uma quantidade maior de suor, é quando começa a incomodar, já que algumas crianças desenvolver um odor na região das axilas.
Vídeo mostra início da carreira de Larissa Manoela em Belém
A médica complementou ainda dizendo que “já se criou uma linha de desodorantes infantis, que as crianças podem estar usando a partir de 8 anos, são produtos que não têm os sais de alumínio, que é uma substância que poderia trazer problemas a longo prazo, além de não conter álcool nem fragrância. Então para pele de criança que é mais sensível a ausência dessas substâncias ajuda muito, pois não vai causar irritação, alergia, nem danos futuros”, explicou a dermatologista.
Betânia também alerta para que crianças na faixa etária abaixo de 12 anos, se for necessário, fazer o uso do desodorante que seja com as características que ela explicou e seja rolon, pois o uso do produto em forma de aerossol somente acima de 12 anos, por conta dos riscos.
Há 45 anos, Pará vencia concurso de criança + bonita na TV
Então pais, se for necessário fazer uso do desodorante em pequenos, lembre de priorizar os de linha infantil, que não contenha os sais de alumínio na fórmula, de preferência que não tenha álcool, ou com uma quantidade reduzida, que sejam produtos hipoalergênicos e nas crianças mais sensíveis, o desodorante que não contenham fragrância.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar