Alguns eletrodomésticos podem consumir uma quantidade significativa de energia elétrica, o que pode resultar em contas de luz mais elevadas. No entanto, o consumo de energia pode variar dependendo do modelo e da eficiência energética de cada aparelho. Uma boa alternativa é tirar alguns eletrodomésticos da tomada. Veja quais abaixo: 

Conteúdos relacionados:

  • Chuveiro elétrico: Se a água quente for aquecida eletricamente, o chuveiro elétrico pode ser um dos maiores consumidores de energia.
  • Forno elétrico: Fornos elétricos são conhecidos por seu alto consumo de energia, principalmente quando usados a temperaturas elevadas.
  • Geladeira: Geladeiras e freezers funcionam continuamente e consomem uma quantidade significativa de eletricidade ao longo do ano.
  • Ar-condicionado: Os condicionadores de ar consomem uma quantidade considerável de energia, especialmente quando usados por longos períodos ou em configurações de temperatura muito baixa.
  • Máquina de lavar louça: Máquinas de lavar louça utilizam água quente e eletricidade para operar, o que pode resultar em consumo significativo de energia.
  • Televisão: A marca, o tamanho e o tipo de televisão que você tem em casa, pode interferir no consumo energético desse equipamento. De qualquer forma, a TV também pode gastar muita energia. Por exemplo, um aparelho de 42 polegadas do tipo LED, pode demandar cerca de 30,45 kWh em um único mês, se ficar ligada cerca de cinco horas por dia.
  • Fogão elétrico: Assim como os fornos elétricos, fogões elétricos consomem bastante energia quando usados para cozinhar alimentos.
  • Ventilador: Este item é muito usado pelos brasileiros, principalmente nos dias mais quentes, mas se ficar o dia todo ligado consome bastante e eleva a conta de energia. 

Quer ler mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no whatsapp 

Para reduzir o consumo de energia desses eletrodomésticos, você pode optar por modelos mais eficientes em termos energéticos, manter os aparelhos bem conservados e fazer uso consciente deles, como evitando ajustar temperaturas excessivamente altas ou baixas e programando o uso em horários de menor demanda de energia, quando possível.

Além disso, a troca para fontes de energia mais limpas, como a energia solar, pode ajudar a reduzir a pegada de carbono associada ao uso desses aparelhos.

Saiba quais eletrodomésticos gastam muita energia. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS