Com início das chuvas torrenciais à rotina dos moradores da Região Metropolitana de Belém após um longo período do verão amazônico, é comum que o mofo, um velho conhecido do período, se prolifere mais facilmente.
O micro-organismo, além de deixar manchas em roupas e tecidos, e danificar itens do mobiliário e a estrutura das casas, é considerado prejudicial à saúde, promovendo o aparecimento de doenças respiratórias.
Por isso, é importante entender como o fungo se manifesta e como é possível evitar sua propagação.
Conteúdos relacionados
- Você errou? Saiba o dia certo para montar a árvore de Natal
- Conheça 7 raças de cachorros proibidos no Brasil
O QUE CAUSA O MOFO?
Para a Coordenadora do Laboratório de Microbiologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Lydia Pantoja, o “mofo” gosta de ambientes escuros e com umidade. É justamente por isso que eles costumam aparecer em maior quantidade durante o período chuvoso, quando o ar é tomado por umidade e as residências não costumam ficar bem arejadas.
Em ambientes domésticos, Lydia Pantoja diz que essas condições podem ser encontradas, em sua maioria, na cozinha, no box do banheiro e no guarda-roupas.
Quer saber mais notícias de Saúde ? Acesse nosso canal no Whatsapp
O QUE PODE CAUSAR À SAÚDE?
A coordenadora Lydia Pantoja destaca que o mofo em grande quantidade pode afetar a saúde, especialmente de pessoas com condições respiratórias como asma. Tosse, dor de cabeça, coriza e irritações nos olhos são sintomas comuns.
COMO EVITAR
Evitar o mofo envolve arejar bem os ambientes, principalmente móveis e roupas. Desumidificadores à base de cloreto de cálcio ajudam a controlar a umidade. Para removê-lo, use vinagre branco e água sanitária.
MÉTODOS PARA ACABAR
Uma das dicas da especialista é usar desumidificadores à base de cloreto de cálcio, encontrados em supermercados e lojas de utilidades para o lar. O produto, ao ser colocado em pequenos potes, absorve a umidade do ar, o que dificulta a proliferação do mofo.
Para remover o fungo, a personal organizer explica que vinagre branco de álcool e água sanitária também podem ser utilizados.
TRUQUES PARA IMPEDIR MOFO NAS ROUPAS
Uma ótima forma de evitar que as roupas guardadas em armários acabem mofando, segundo a especialista em organização, é realizar uma limpeza prévia nos móveis, utilizando um pano de limpeza para aplicar vinagre branco de álcool. Depois que a substância secar, as peças de vestuário podem retornar aos devidos lugares.
Outra dica é evitar guardar as vestimentas em sacos plásticos e caixas de papelão, já que os materiais não permitem a circulação do ar.
Adriana ainda recomenda que, em dias ensolarados, as portas e as gavetas dos mobiliários sejam abertas, para que as roupas possam ser arejadas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar