Dizem que cachorro é o melhor amigo das pessoas, pois eles são companheiros, carinhosos e expressam seus sentimentos de maneiras diferentes. Os donos de cãozinhos sabem exatamente como seus animais se comportam e até quando querem expressar algo ou demostrarem afeto.
Sobre esses comportamentos dos cachorrinhos, existem vários estudos que comprovam que eles consegue se comunicar e se expressar diante de seus donos. Inclusive, o Doutor em psicologia e pesquisador neuropsicólogo estadunidense Stanley Coren, autor do livro “A Inteligência dos Cães”, criou um teste de "QI" para cães, que busca revelar o quão inteligentes são os cachorros de estimação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Conheça 7 raças de cachorros proibidos no Brasil
- Fim do mistério: por que cães e gatos giram antes de deitar?
Para quem tem um cachorrinho de estimação, sabe que a inteligência canina é uma fascinante expressão da capacidade cognitiva desses animais, que são movidos simplesmente a obediência. Os cachorros possuem uma habilidade de compreender comandos, aprender truques e adaptar-se a diferentes situações do dia a dia.
Confira 5 tarefas para conhecer o seu cão por meio do teste de QI para cães:
O teste consiste em cinco atividades divertidas que permitem aos donos conhecer melhor a mente incrível de seus amigos caninos. Caso você tenha curiosidade sobre a inteligência do seu cãozinho, esse teste vai revelar de forma lúdica e interessante o grau de intelecto do seu animal. Confira a seguir:
A classificação do teste de "QI" para cães
O teste de inteligência canina de Stanley Coren classifica as habilidades em três tipos principais: instintiva, adaptativa, de trabalho e de obediência.
Os testes cognitivos
Teste 1: o teste da toalha
Nesse teste, deixe que seu cão se acostume com uma toalha ou cobertor. Quando ele estiver à vontade, coloque o pano sobre a sua cabeça para ver como o cão consegue se livrar dele.
Teste 2: teste de tratamento oculto
Coloque uma guloseima debaixo de uma toalha e marque o tempo que seu cão demora para achar. Esse teste mede a capacidade de resolver problemas e a paciência do animal.
Teste 3: qual copo?
Esconda guloseimas embaixo de copos ou baldes virados e veja como seu cão usa a memória para encontrar o prêmio escondido.
Teste 4: Resolução de problemas
Quer ver mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Estimule seu cão a usar a pata para pegar uma guloseima que está embaixo de um móvel. Esse teste mede o raciocínio e as habilidades de resolver problemas.
Teste 5: Além da barreira
Mostre uma guloseima por uma fresta em uma barreira e veja como seu cão enfrenta o desafio. Esse teste exige criatividade e mede a capacidade de encontrar soluções.
Teste de QI para cães: resultados
Ao somar os resultados, descubra os pontos fortes do seu cão. Mas não se esqueça de que esses testes são mais uma forma de interagir e se conectar com o seu pet do que um julgamento rigoroso. Portanto, todos os cães são especiais do seu jeito, independentemente do resultado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar