Os anos 80 e 90 são duas das décadas mais relembradas em todo o mundo. Aqui no Brasil, o período marcou gerações de uma forma especial, seja pelo estilo de vida que os brasileiros levavam, seja pelos produtos que eram comercializados nesta época. E muitos deles ainda são relembrados até hoje.

Saudosismos à parte, já que as quintas-feiras são famosas pelos #TBT, o DOL vai trazer alguns dos produtos que marcaram época na década de 80 e permanecem até hoje no imaginário da população brasileira.

Particularmente falando (ou escrevendo, no caso), muitos deles sequer são conhecidos por quem nasceu no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Logo, mergulhar nesse universo de antiguidades pode ser surpreendente em ver como alguns dos produtos famosos na década de 80 simplesmente sumiram ou foram completamente readequados e substituídos.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Confira abaixo 10 produtos famosos nos anos 1980 que foram febre entre os jovens da época.

1 - CUECA DE COPINHO

O próprio nome do produto já entrega as características. A cueca de copinho foi uma invenção que fez sucesso entre muitas pessoas, mas entre outras era motivo de bullying. Independente disso, a cueca de copinho consistia em uma embalagem, similar a um copo, onde vinham 3 cuecas feitas de um tecido leve, fino e elástico.

Cuecas de copinho eram confortáveis e muito práticas, mas constantemente alvo de bullying
📷 Cuecas de copinho eram confortáveis e muito práticas, mas constantemente alvo de bullying |Reprodução

Prática, confortável e barata, a cueca de copinho era parecida com as cuecas boxer de atualmente, diferente das cuecas slip, muito comuns na época e que hoje são consideradas "cuecas de vovô".

2 - WALKMAN E DISCMAN

Os Walkmans e Discmans foram dois dos produtos que mais eram considerados um verdadeiro sonho de consumo entre os jovens nos anos 80. O Walkman, desenvolvido pela Sony, era um tipo de reprodutor portátil de fitas cassete que cabia no bolso e vinha com fones de ouvido para o portador conseguir escutar qualquer tipo de música sozinho.

Walkman e Discman foram dois produtos revolucionários com a proposta de ouvir música de forma portátil e pessoal
📷 Walkman e Discman foram dois produtos revolucionários com a proposta de ouvir música de forma portátil e pessoal |Reprodução/Sony

O Discman foi o substituto imediato do Walkman quando houve a popularização dos CDs. A transição das fitas cassete para os discos compactos representou um grande avanço tecnológico e, claro, chamou a atenção de todos os jovens da época.

3 - TAZOS

Os tazos eram uma verdadeira febre entre crianças e adolescentes. Durante o recreio nas escolas, era comum ver grandes rodas de meninos e meninas jogando seus pequenos discos de tazo, que conseguiam comprando salgadinhos.

📷 Tazos vinham dentro das embalagens de salgadinhos e eram colecionados por milhões de crianças e jovens |Reprodução

O jogo consistia em arremessar um tazo contra a pilha de discos para conseguir virar o maior número possível de peças. O vencedor em cada rodada era aquele que conseguisse descobrir o maior número de figuras que estavam na parte de baixo dos objetos. Os tazos também podiam ser disputados no "bafo", um tipo de jogo onde cada jogador batia com a mão na peça virada para baixo e tentava desvirá-la. Se conseguisse, ficaria com ela.

4 - TÊNIS KICHUTE

O tênis Kichute era mais um dos sonhos de consumo da molecada. Com aparência similar a de chuteiras profissionais (bem mais caras e inacessíveis para a grande maioria da população), o Kichute fez sucesso em uma época onde a Seleção Brasileira estava em um verdadeiro jejum de títulos mundiais, já que nenhuma das cinco taças em Copas do Mundo foi conquistada na década de 80.

📷 Tênis ou chuteira? Kichute era as duas coisas e seguia a doutrina do "bom, bonito e barato" |Reprodução/Kichute

Apesar do jejum da Canarinho, o futebol sempre esteve em alta e ter um tênis Kichute era um diferencial na roda de amigos e nas peladas do bairro. Ele era feito de lona resistente e tinha no solado grandes cravos de chuteira. Dada a sua qualidade e preço baixo, era um dos produtos favoritos também dos pais, por sua durabilidade.

5 - BOMBOM E BARRAS DE CHOCOLATE

Esta lista não poderia encerrar sem considerar os chocolates dos anos 80. Naquela época, marcas como Garoto e Nestlé já dominavam o mercado com seus produtos. Muitos deles deixaram de existir, outros foram reinventados e poucos permanecem até os dias atuais. No entanto, sem a mesma qualidade e gosto que possuíam no passado, segundo os próprios consumidores.

📷 Alguns dos tipos de chocolate mais famosos das décadas de 80 e 90 |Reprodução/Pinterest

Como exemplo, pode-se citar o guarda-chuvinha de chocolate, Chocolate Kri, Galak, Lollo, Chocolate Surpresa, Fruts, Quik, Mach, entre outros.

Por: Adams Mercês
"Paraense com o sangue da cor do açaí. Repórter do DOL e assessor de comunicação do Ministério das Cidades do Governo Federal. Formando em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPA e um grande admirador de games, carros e da história das pessoas boas."
Edição: Kleberson Santos

MAIS ACESSADAS