Comer algum alimento com bolor sem perceber como pães, queijos e frutas é um erro que a maioria das pessoas já deve ter cometido. Após consumir um alimento estragado, muita gente fica se perguntando o que fazer, mas será que esse consumo representa algum risco para nossa saúde? Saiba agora.
Um gastroenterologista compartilhou com o site americano USA Today o que está em jogo após consumir alimentos com bolor.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
- O queijo e o salame secaram? Confira se estão contaminados
- BBB 24: entenda perigos de lavar o frango como fez Davi
- Arroz, carne e mais: os riscos de requentar certos alimentos
"Para a grande maioria das pessoas, desde que o sistema imunológico e intestinal estejam saudáveis e intactos, consumir acidentalmente um pouco de bolor não causa grandes problemas", começa Christine Lee.
Reações
Se a quantidade consumida for significativa, pode resultar em indigestão, cólicas, diarreia ou náuseas, o que, na verdade, pode ser uma reação protetora do corpo para se livrar do agente estranho.
Quer ler mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
O que fazer
Se você perceber que consumiu bolor acidentalmente, o melhor a fazer é descansar e se hidratar, recomenda a especialista. Apesar de muitas pessoas não apresentarem reações ao consumir alimentos mofados, isso não é seguro.
"Pode levar a outros tipos de infecções, como as bacterianas, que causarão outros problemas. É uma boa ideia evitá-los completamente e não se colocar em perigo ou correr riscos desnecessários".
Alerta
Segundo dados do Ministério da Saúde, as bactérias são responsáveis por 83,5% dos casos de intoxicação alimentar, a salmonella é a grande vilã.
Confira os produtos que mais provocam problemas de saúde:
- Ovos crus e mal cozidos (22,8%);
- Carnes vermelhas (11,7%);
- Sobremesas (10,9%);
- água (8,8%);
- Leite e derivados (7,1%).
Os alimentos classificados como perecíveis (aqueles que estragam rapidamente) como carnes, leite e seus derivados, ovos, frutas, verduras e legumes, são os que merecem mais atenção.
Além de bactérias e fungos, os alimentos podem ser contaminados por vírus e parasitas e também por toxinas produzidas e liberadas por esses microrganismos. Como nem sempre essa contaminação é percebida, é importante estar atento ao prazo de validade e ao estado de conservação dos alimentos.
Fique atento aos sintomas:
Os principais sintomas são vômitos, náuseas, diarreia e dores abdominais. Ao apresentar os principais sintomas, procure um médico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar