Pesquisadores localizaram, na ilha de Senja, na Noruega, o túmulo de uma mulher da Era Viking enterrada com um cachorro. A descoberta ocorreu com o auxílio de um detector de metais, em uma área onde escavações já haviam sido iniciadas em 2023.

Na época, arqueólogos encontraram dois broches ovais e vestígios de uma embarcação de aproximadamente 5,4 metros de comprimento — um tipo de sepultamento associado a pessoas da Era Viking, frequentemente enterradas com barcos e objetos de uso cotidiano.

O novo achado revelou restos mortais de um cão localizados aos pés do esqueleto da mulher. De acordo com o Museu Universitário Ártico da Noruega, o enterro pode ter ocorrido entre os anos 900 e 950 d.C.

Conteúdo relacionado: 

Anja Roth, integrante da equipe de pesquisa, explicou ao portal Science Norway que o formato da sepultura pode indicar um nível elevado de prestígio social.

Quer mais notícias de curiosidades? acesse o nosso canal no WhatsApp

“Sepultamentos com embarcações e objetos valiosos eram destinados a poucos indivíduos, o que sugere um papel de destaque da mulher na comunidade local ou até em uma região mais ampla”, afirmou Roth.

A identidade da mulher ainda é desconhecida, mas os pesquisadores pretendem realizar novas análises nos ossos encontrados para obter mais informações sobre sua origem, idade e possível histórico de vida.

MAIS ACESSADAS