
O tempo pode apagar memórias, mas também pode protegê-las. Foi com esse espírito que moradores de Seward, no estado americano de Nebraska, se reuniram, na última sexta-feira (4), para testemunhar a abertura de uma das maiores cápsulas do tempo já registradas. Selada em 1977 por Harold Davisson, a estrutura abrigava um verdadeiro tesouro da década de 70, de objetos pessoais a veículos inteiros.
A cápsula, construída no subsolo de uma espécie de garagem, foi idealizada por Harold com o objetivo de deixar lembranças vivas para seus netos e futuras gerações.
Conteúdo Relacionado
- “Cápsula do tempo” de milhões de anos é achada no Himalaia
- Mensagem de 200 anos atrás é encontrada dentro de garrafa
A iniciativa, vista inicialmente com ceticismo até mesmo pela família, chegou a ser reconhecida pelo Guinness como a maior cápsula do tempo do mundo. Anos depois, ao perder o título, o criador ainda construiu uma pirâmide sobre a estrutura para atrair visitantes e manter o legado visível.
Quase cinco décadas depois, a cápsula foi reaberta com a ajuda de guindaste e equipe especializada. Entre os itens resgatados estavam um Chevrolet Vega, fabricado entre 1970 e 1977, uma moto Kawasaki antiga, móveis, roupas, álbuns de fotos, convites de casamento, gravações em áudio e cerca de 5 mil objetos no total, muitos deles doados por famílias locais na época da montagem.
A filha do idealizador, Trish Davisson Johnson, contou que o pai era um entusiasta da vida e fazia tudo em grande escala: “Ele queria que os netos soubessem como era a vida em 1975. Meu pai era assim, tudo tinha que ser marcante”, disse à NBC News.
A emoção tomou conta de muitos dos presentes, especialmente daqueles que reencontraram vestígios de familiares falecidos. Uma mulher se emocionou ao recuperar uma fita com as vozes de seus pais: “Foi muito especial ouvir novamente”, declarou.
Quer saber mais de mundo? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Apesar da umidade e do tempo, boa parte do conteúdo sobreviveu bem. De acordo com os organizadores, cerca de 80% dos objetos estavam em bom estado graças à proteção plástica, mas o restante sofreu com o mofo, especialmente materiais de papel e papelão.
Veja mais:
After 50 years underground, this 1975 Chevy Vega and blue Kawasaki have finally seen daylight.
— WRCPAST (@WRCPAST) July 6, 2025
They were part of the world’s largest time capsule, opened last week in Nebraska. Even sealed away.
Nearly 5,000 items were buried in Harold Davisson’s giant capsule, preserving a… pic.twitter.com/zvBJw5ijsE
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar