plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
HIGIENIZAÇÃO

Saiba como limpar a escova de dente do jeito certo

Veja como limpar a escova de dente no dia a dia, desinfetar corretamente e armazenar em casa e em viagens

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como limpar a escova de dente do jeito certo camera É necessário ter extremo cuidado na hora de higienizar sua escova de dente | Reprodução/Freepik

A escova de dente é um item de uso diário e precisa ser higienizada de maneira adequada para evitar o acúmulo de bactérias que podem comprometer a saúde bucal. A seguir, veja como fazer a limpeza no cotidiano, desinfetar periodicamente, armazenar de forma segura e cuidar do item em viagens.

Após escovar os dentes, é necessário lavar bem as cerdas com água corrente. Esse procedimento remove resíduos de creme dental e alimentos. O ideal é que a escova seja colocada em pé, em um suporte limpo, e fique em local ventilado, sem contato com outras escovas.

Também é possível utilizar água morna para melhorar a higienização. A escova nunca deve ser guardada molhada ou em ambientes fechados sem ventilação.

Como desinfetar a escova de dente periodicamente

Além da limpeza diária, recomenda-se desinfetar a escova de tempos em tempos. Uma opção simples é mergulhar as cerdas por alguns minutos em água previamente fervida.

Conteúdo relacionado:

Também podem ser utilizados enxaguantes bucais antibacterianos ou soluções específicas para desinfecção de escovas, disponíveis em farmácias. Em todos os casos, o tempo de imersão não deve ultrapassar 10 minutos para evitar danos às cerdas.

Escova de dente elétrica: cuidados específicos

As escovas elétricas exigem os mesmos cuidados de higiene, com atenção especial à separação da cabeça do aparelho.

A parte com as cerdas deve ser lavada com água corrente. A base, que contém componentes eletrônicos, pode ser limpa com um pano úmido. A desinfecção da cabeça segue os mesmos procedimentos das escovas manuais.

Armazenamento e troca regular

Para evitar contaminação, a escova deve ser armazenada longe do vaso sanitário e de outras fontes de sujeira. O uso de capas protetoras é recomendado, desde que as cerdas estejam secas antes de serem tampadas.

A escova precisa ser trocada a cada três meses ou antes, caso as cerdas estejam desgastadas ou deformadas. O item não deve ser compartilhado com outras pessoas.

Limpeza da escova em viagens

Durante viagens, a escova deve ser transportada em capa protetora e mantida separada de outros itens da mala.

Após o uso, recomenda-se lavar bem o item e, sempre que possível, secá-lo antes de guardar. No local de destino, o ideal é deixá-la em um suporte ventilado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias