plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home

_
_

Belém é a capital mais nerd da região Norte

Em 1984, o filme “A Vingança dos Nerds”, estrelado por Robert Carradine e Anthony Edwards, apresentava ao grande público um jovem com inteligência acima da média, interesse por diversos campos científicos, capaz dos mais criativos inventos e teorias. Cont

twitter Google News

Em 1984, o filme “A Vingança dos Nerds”, estrelado por Robert Carradine e Anthony Edwards, apresentava ao grande público um jovem com inteligência acima da média, interesse por diversos campos científicos, capaz dos mais criativos inventos e teorias. Contudo, o tipo ‘óculos remendado’, aparelho ortodôntico e indumentária foras de moda possuía um comportamento antissocial, dificuldade de relacionamento com o sexo oposto, manias e trejeitos nada convencionais. Com o passar dos anos, o nerd de ontem se tornou mais popular, assumiu novas caraterísticas e alguns adeptos do estilo de vida somaram aos interesses os aparatos tecnológicos e ganharam a alcunha de geeks.

E ao que tudo indica, Belém tem muitos representantes desse estilo de vida. Pesquisa recente elaborada pelo site Omelete, especializado em cultura pop e conteúdos voltados para esse público, coloca a cidade como a capital brasileira da região Norte com o maior número de nerds e geeks. Os dados apontam o personagem Batman e o ator Robert Downey Jr. como os preferidos dessa turma. A empresa utilizou uma amostragem de 4.734 pessoas para traçar o retrato do universo nerd/geek no país.

Mas afinal o que é ser nerd ou geek? A resposta vem da boca de quem vivencia a cultura diariamente. Apesar de considerar o rótulo ultrapassado, o diretor de arte John Bogéa, 30 anos, volta e meia é encaixado nesse perfil. E ele nem se importa. “Determinar exatamente o que é ser geek ou nerd é algo bem difícil, duvido que alguém consiga explicar o conceito de forma objetiva, até porque os conceitos são extremamente subjetivos. O mais claro, talvez, seria dizer que um cara que se interessa por cultura pop, como quadrinhos, cinema, games e outros meios de ficção e jogos, seja nerd, ou que alguém que adora e se interessa muito por tecnologia seja geek. Mas, ainda assim, seria uma explicação superficial”, diz.

Ideia é reunir dados para entender o perfil do nerd brasileiro

A pesquisa do Omelete garante que Belém foi o destaque da região com a participação, em média, de 1,6% de pessoas residentes no estado. Destes, cerca de 75% tem o hábito de comprar jogos eletrônicos originais, e o personagem favorito do mundo dos games é Kratos, o fantasma de Esparta da saga God of War. No quesito preferências, Batman foi líder como super-herói. Já Robert Downey Jr., aclamado como Tony Stark na trilogia o Homem de Ferro, como o mais querido pelos geeks e nerds da capital paraense.

Os internautas entrevistados responderam questionamentos sobre a diferença de significado entre os termos nerd e geek – 14% acreditam que nerds estão mais ligados aos estudos, enquanto 30% afirmam que geeks são mais interessados por tecnologia. Questionados como se classificariam, 59% disseram se considerar nerds, e 41% se apontaram como geek. A maior concentração de pessoas respondendo ao questionário se deu na faixa etária entre 17 a 36 anos. Os homens dominaram a pesquisa, representando 83% dos entrevistados, enquanto apenas 17% eram mulheres.

O levantamento, segundo Pierre Mantovani, diretor geral do site, foi realizado há cerca de três meses e, para participar, o entrevistado já deveria se identificar com um dos dois perfis. “Era necessário ter uma autoidentificação, na própria chamada já deixávamos explícito isso. Belém ser a primeira é uma surpresa, certamente que a maior concentração se deu nas regiões Sul e Sudeste, mas é importante termos a dimensão desse universo em todo o país”, comenta.

A pesquisa conta com o suporte metodológico da Lúnica Consultoria, empresa com nove anos de experiência em pesquisa de mercado. De acordo com Pierre, um dos objetivos é reunir os dados para compreender o que consomem os nerds/geeks brasileiros e desenvolver produtos e conteúdos que ajudem a enriquecer a cultura desta tribo. “Estamos distribuindo o resultado e a metodologia para qualquer plataforma que queira aplicá-la e que se interesse em mensurar dados para este público”, disse. Para ter acesso, basta entrar em contato com a equipe do Omelete pelo site.

COMPORTAMENTO

Mesmo longe dos grandes centros receptores de encontros e eventos mundiais, como o eixo Rio-São Paulo, Belém mantém um público que acompanha online seus objetos de interesse e tem um suspiro de esperança a cada espaço voltado para esse universo que abre na cidade. “Acho que o público geek está crescendo rapidamente e os empreendimentos estão percebendo um grande potencial de lucro. Sem contar que a metrópole seria um local propício para investimentos com grande taxa de retorno, até porque ser nerd geralmente não sai barato. Os meus favoritos são a Geek Store e a Livraria Saraiva”, opina o gamer nerd Pedro Rodrigues Barretto, 21 anos, estudante de publicidade.

A estudante Ingrid Bittencourt, 21 anos, lembra que para ser enquadrado no perfil nerd é preciso ter interesse acima do comum por determinados assuntos. “É ver as coisas não só como lazer. É ter como própria fonte de conhecimento, sentir prazer em ler milhões e milhões de histórias, se dedicar a isso, gostar mesmo , até porque é cada vez mais comum os ‘produtos’ ganharem várias formas midiáticas, e não se importar só com uma delas”, defende.Na internet, espaço para compras e articulação de eventos

Ingrid já fez amizades com outros nerds na loja Multiverso. “Infelizmente já fechou”, lamenta. “Acho que existe muita gente com iniciativa em Belém. As mobilizações começam principalmente a partir de grupos no Facebook. Há encontros para assistir filmes, encontros de colecionadores. Algumas lojas oferecem campeonatos de jogos para os clientes, como a Geek Store. Porém, ainda somos carentes de bons lugares para comprar quadrinho, livros, graphic novels”, diz.

A internet ainda é a forma mais eficiente de se informar e até de adquirir produtos. “A maioria das coisas que consumo acabo comprando pela internet, em sites do Sudeste ou de fora do Brasil, simplesmente porque não encontro aqui. É com certeza uma deficiência da região. Mas não sei se é um problema só do Norte, e também não sei se, quem sabe, o público que realmente consume esse tipo de produto prefere comprar pela internet. Fora isso, há vários eventos em Belém específicos para Animes e Mangás, como o Animazon, RPG, como o Circuito de Encontros RPG Pará, HQs, como o Muiraquicon, e outros”, argumenta John Bogéa.

O estudante de direito Vinícius Balmberg Minotto, 21 anos, aponta a união entre tribos diversas como uma possibilidade de garantia da propagação da cultura nerd/geek na cidade. “Ainda é algo muito recente, mesmo internacionalmente, então falar em circuito nerd nacional já é algo um tanto complicado, acho que no Brasil, em geral, contamos com poucos espaços que promovam essa tendência, e em Belém não é diferente. Aqui o movimento nerd/geek meio que se encontra em sincronia com o movimento Otaku [fã de anime e mangá japonês], achando espaço nos eventos deste grupo”, explica.

UM DIA SÓ PARA ELES

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, é comemorado no mundo todo em 25 de maio, por ser a data de lançamento do primeiro filme da saga Star Wars (Episódio IV: Uma Nova Esperança). É também uma referência e homenagem a Douglas Adams, autor da série ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’, a bíblia nerd, que morreu em 11 de maio de 2001. A iniciativa teve origem na Espanha e logo foi popularizada em outros países. Entre as chamadas nerdices praticadas neste dia está a utilização da toalha de diferentes formas, como aconselha o próprio Guia do Mochileiro das Galáxias.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!