plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home

_
_

Companhia Experimental celebra 15 anos

Apresentado pela primeira vez em 2000, o espetáculo de dança contemporânea “De Dentro” volta aos palcos amanhã para comemoração do aniversário de 15 anos da Companha Experimental de Dança Waldete Brito. A montagem será reapresenta no Teatro Universitário

twitter Google News

Apresentado pela primeira vez em 2000, o espetáculo de dança contemporânea “De Dentro” volta aos palcos amanhã para comemoração do aniversário de 15 anos da Companha Experimental de Dança Waldete Brito. A montagem será reapresenta no Teatro Universitário Cláudio Barradas, às 20h na sexta e no sábado e às 18h e 20h no domingo. Os ingressos custam R$ 20, com meia entrada para estudantes.

O espetáculo é uma poética contemporânea que usa um cenário de seis portas como o espaço de investigação de ações coreográficas. Tão dinâmico quanto a própria dança o cenário é o local de onde surgem as coreografias, com as portas servindo como entrada e saída para mostrar e explorar questões emocionais. Em “De Dentro”, o drama, a força, a paixão e o devir corporal são convertidos em signos que pressupõe múltiplas interpretações.

Desde a primeira apresentação até hoje, a Companhia Waldete Brito já realizou mais outras duas adaptações do espetáculo. Uma em 2004 e outra em 2008. Entre os intérpretes-criadores que compõem o espetáculo está Anna Raquel Castro, integrante há 11 anos do elenco da cia. Para ela, poder dançar novamente “De Dentro” possui múltiplos significados. “Foi o primeiro grande espetáculo que dancei junto com a companhia, em 2004. Então foi a minha ‘estreia’ junto ao elenco mais antigo, que já conhecia o espetáculo”, relembra a bailarina.

Raquel conta ainda que o espetáculo colaborou para o seu desenvolvimento na dança, diferenças que podem ser sentidas a cada nova apresentação. “Reviver este espetáculo nunca é igual, mas é sempre especial. As lembranças de quando eu era uma iniciante na companhia vêm à tona. Eu era muito tímida em cena e a cada nova temporada do espetáculo são perceptíveis os avanços tanto nos movimentos corporais como na interpretação”, analisa.

“De Dentro” é o primeiro dos muitos espetáculos que Waldete Brito criou apostando no diferente, na releitura e recriação de algo comum em outra coisa totalmente nova. Foi assim com os espetáculos posteriores apresentados pela companhia: “Discurso” (2001), “Caminhos da Amazônia” (2004), “Entre quatro paredes” (2004), “Corações suburbanos” (2005), “Por onde se vê” (2005), “O seguinte é isso” (2007), “Desvestidos” (2009) e “Festa na cidade” (2012).

Mesmo sofrendo com a falta de apoio e políticas públicas de incentivo, a Companha Experimental de Dança Waldete Brito chega aos 15 anos de atividades cênicas com novos planos, sonhos e projetos. Além de já estar pensando na produção de 2014, a companhia planeja ainda, para os próximos anos, poder chegar ao interior do Estado não só para apresentar espetáculos, mas também para compartilhar os conhecimentos sobre a dança.

Enquanto isso, a agenda de apresentações continua cheia até o fim do ano. As comemorações do aniversário da companhia seguem com a mostra de outros espetáculos. Um deles é o “Corações suburbanos”, encenado na Praça da República. “Um espetáculo belo e totalmente gratuito”, conclui Raquel.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!