Com o tema “Os Arquivos das IFES e a Missão Institucional”, O Arquivo Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza de hoje até sexta, 20, o III Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Enarquifes), no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). As inscrições para o encontro podem ser feitas até o início do evento pelo site do Enarquifes.
Segundo a coordenadora do evento, Suely Palheta, também coordenadora do Arquivo Central da UFPA, o objetivo do encontro é oportunizar intercâmbio de experiências entre os arquivistas e os profissionais que atuam na gestão de documentos dos arquivos das IFES, bem como reflexões acerca da implantação de recursos tecnológicos que contribuam para a eficácia da gestão documental e a troca de conhecimentos entre as comunidades arquivísticas das IFES.
Tema
A temática escolhida para o encontro é “Os Arquivos das IFES e a Missão Institucional”.“Este tema possibilita diversas abordagens e discussões para o favorecimento da produção do conhecimento durante o evento. Um dos principais objetivos é envolver os profissionais da área arquivística num processo participativo e institucional, respondendo às demandas da Academia, por meio de ações integradas com o ensino, a pesquisa e a extensão”, explica Suely Palheta.
A escolha da UFPA como instituição de realização do evento não foi de maneira aleatória, mas pela importância do Arquivo Central da UFPA para a Arquivologia.“Foram três os principais motivos da escolha: O Sistema de Arquivos da UFPA foi pioneiro entre as IFES e já é reconhecido nacionalmente; o reconhecimento da UFPA, nacional e internacionalmente, como uma instituição de ensino superior com perspectivas de desenvolvimento econômico, social e ambiental para a Região Amazônica e para o País; o lugar do Arquivo Central dentro da estrutura organizacional da Instituição e o papel relevante que vem assumindo dentro da Academia”, conclui Suely.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar