O ritual do levantamento dos mastros deu início à maior e mais antiga manifestação cultural do interior da Amazônia: a festa do Çairé. A festa ocorre anualmente em setembro, em Santarém, no oeste paraense.
Os dois mastros, conduzidos por um juiz e uma juíza, personagens da festa, foram levados da praia do Cajueiro para a Praça do Çairé, onde foram ornamentados com plantas, frutas e garrafas de bebidas.
Dezenas de turistas, comunitários e autoridades políticas acompanharam a procissão. A vila, de pouco mais de cinco mil habitantes, recebe, até segunda-feira (23), cerca de 100 mil visitantes, segundo estima a coordenação da festa. Nesses dias, todas as tardes, rituais religiosos ocorrem na praça do evento. No último dia, a tradicional "varrição da festa", seguida da disputada derrubada dos mastros, marca o encerramento do Çairé.
Neste sábado (21), ocorre o Festival dos Botos, uma disputa sadia entre as agremiações do Tucuxi e Cor de Rosa. São oito títulos do Cor de Rosa contra seis do Tucuxi. Os enredos escolhidos para este ano são “Boto Tucuxi: A Festa”. Segundo o professor Edibelto Ferreira, diretor do Boto Tucuxi, a agremiação apresentará a origem da festa. “O que é e como tudo começou”, diz.
O Cor de Rosa levará para o lago o enredo “Çairé – Cultura ancestral”. “Vamos mostrar um espetáculo de qualidade, como Santarém nunca viu. Queremos ser campeões este ano, e nossos artistas estão empenhados em preparar alegorias esplendorosas. Nossos brincantes estão ensaiando, tosos estão muito entusiasmados”, conta Nivaldo Coelho, diretor do Boto Cor de Rosa.
ESTRUTURA
A Polícia Militar e o Detran vão estar 24 horas por dia monitorando a rodovia Everaldo Martins, para evitar acidentes e que motoristas comprometam suas vidas e as vidas de inocentes. “A Polícia Militar faz todos os anos a Operação Sairé. Neste ano, 830 homens vão atuar nesses cinco dias para garantir a segurança dos visitantes da vila”, explica o tenente coronel Carlos Risuenho, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar.
(DOL com informações da Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar