Será iniciada na próxima quarta-feira (6) uma oficina que trará a Belém as bases da técnica milenar da papietagem, que é a sobreposição de tiras de papel colado para a criação de objetos de arte, de cena, máscaras, esculturas, móveis e molduras.
O artista plástico Paulo Emílio Campos, um dos mestres da técnica em Belém, autor de diversas esculturas e cartuns premiados, conduzirá os trabalhos. Uma das novidades é que o próprio aluno determinará o que vai criar. A versatilidade da papietagem e a disposição do artista garantem a liberdade de criação.
"O aluno que quiser fazer máscara vai poder criar máscaras, assim como os que quiserem desenvolver técnicas cenográficas ou criar luminárias, porta-trecos, bonecos. Todos poderão desenvolver suas habilidades específicas e qualquer ideia será considerada, inclusive com a possibilidade de criação de peças grandes”, observa Paulo Emílio.
Autor de cenários e obras para salões internacionais do humor, feiras e locais tradicionais da noite paraense, Paulo Emílio lembra que os primeiros contatos com a papietagem foram através de alegorias carnavalescas. "Meu irmão praticamente transformava a casa em galpão de escolas e blocos e eu comecei a me interessar em criar com essa técnica”, afirma.
A primeira obra foi inspirada em Lula e Collor, em 1989, e quase 25 anos depois e de muito trabalho realizado, Paulo Emílio se reconhece como “o cartunista que não desenha, mas consegue transformar esculturas em cartuns”, tanto que recentemente realizou a primeira exposição individual – Criatuns – transformando desenhos em esculturas, homenageando importantes cartunistas como Ubiratan Porto, João Bosco, Laerte Coutinho e Junior Lopes.
A Oficina de Papietagem ocorrerá de 6 a 13 de novembro. Na sexta-feira, dia 8, Paulo Emílio realizará uma Feira de Papietagem, com suas obras, a partir das 21h30. O final de semana durante a oficina será utilizado para a secagem das peças dos alunos, que também poderão vender as obras que criarem durante a oficina, caso queiram, em outra Feira de Papietagem que ocorrerá depois da oficina, no dia 14 de novembro.
Serviço
OFICINA DE PAPIETAGEM
Por Paulo Emílio Campos. Local: Espaço Oficina Assim – Trav. Frei Gil, 215 (entre Manoel Barata e Ó de Almeida) Tel: (91) 3031-3197. Data: 6 a 13/11/2013. Horário: 19h às 21h30
FEIRAS DE PAPIETAGEM
Dias 8 e 14/11/2013 às 21h30, no Espaço Oficina Assim.
(DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar