plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home

_
_

Primeiro dia do ano com carnaval em Belém

Assim que um ano acaba e o outro começa já tem muita gente que só consegue pensar em Carnaval. Na verdade, tem gente que desde quando o Carnaval de 2013 acabou, já ficou pensando no próximo. É o caso das escolas de samba de Belém, que para abrir 2014 com

twitter Google News

Assim que um ano acaba e o outro começa já tem muita gente que só consegue pensar em Carnaval. Na verdade, tem gente que desde quando o Carnaval de 2013 acabou, já ficou pensando no próximo. É o caso das escolas de samba de Belém, que para abrir 2014 com muita alegria, sem deixar a ressaca do dia 31 tomar conta da festa, realizam seus arrastões culturais por várias ruas da cidade. Ao longo do mês de janeiro, já tem muito samba esperando os belenenses.

A Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Império de Samba Quem São Eles é destaque ao realizar seu primeiro arrastão do novo ano já no dia 1º de janeiro. O local de concentração será a Praça Eneida de Moraes, localizada na Avenida Pedro Miranda, a ‘avenida do samba’. Como muita gente ainda vai estar em recuperação das festas de Ano Novo, os brincantes são convidados a comparecer apenas depois das 15h e a saída do cortejo fica prevista para às 16h.

Segundo José Marcos Araújo, presidente da Escola, o evento marca o retorno do “Quenzão”, como a agremiação é conhecida, ao Carnaval de Belém. Vai estar todo mundo na rua: mulatas, baianas, passistas, brincantes, e a animada bateria show, comandada pelo maestro Pedro Paulo. Todos vão seguir pelas ruas do Umarizal em direção à sede da escola de samba, na Avenida Almirante Wandenkolk. O evento servirá para lançar o samba enredo de 2014: “Sou Pará, Força de Bamba: A riqueza dessa terra é a grandeza dessa gente”.

A alegria toma conta do Umarizal

“Já é uma tradição do Quem São Eles, dos últimos 20 anos. Somos uma escola ligada ao povo do Umarizal, passamos pelo bairro cantando, distribuindo a letra do novo enredo para os moradores. As pessoas saem às ruas, olham das janelas, dançam. Muita gente já fica esperando no trajeto a escola passar”, reforça o presidente José Marcos Araujo. Além do novo enredo, o arrastão também faz um ‘revival’, tocando sambas da historia da agremiação.

O arrastão cultural costuma crescer ao longo do trajeto, “são em torno de cem pessoas na praça, fazendo a concentração – são passistas, músicos, o pessoal do núcleo da escola – e mais 400 integram o grupo até o momento da saída”, conta Araujo. Ainda de acordo com ele, a cada ano o evento é maior. “Acredito que quando chegarmos à escola, vamos estar com mais de mil pessoas”. Para José, é importante que cada escola faça seu arrastão, “pra que a população não chegue ao Carnaval sem saber o que vai cantar”.

Além da Quem São Eles, outras escolas costumam realizar seus arrastões, como A Grande Família, a Império Pedreirense e Rancho Não Posso Me Amofiná. Os arrastões, segundo os carnavalescos, geram um fortalecimento do Carnaval. Eles possibilitam chamar o público para as escolas e divulgar seus enredos desde cedo, além de tornar a avenida mais bonita. “As escolas deviam realizar mais arrastões para, quem sabe, a gente voltar a ter o destaque que nós tínhamos, o título de terceiro maior Carnaval do Brasil, que nós infelizmente perdemos”, lamenta José Marcos.

E os arrastões devem continuar. A escola de samba Quem São Eles já anunciou que a partir deste primeiro evento, todos os domingos, até o Carnaval, terão os famosos e esperados arrastões culturais pelo bairro do Umarizal. “A Grande Família” também já planeja fazer arrastões em janeiro, uma reunião no dia 2 deve definir se eles irão ocorrer nos sábados ou domingos. É só aguardar pelas próximas escolas.

O Pará é dos bambas

Para o Carnaval de 2014, o “Império de Samba Quem São Eles” vai homenagear o estado do Pará e sua população. Com o enredo “Sou Pará, Força de Bamba: A riqueza dessa terra é a grandeza dessa gente”, a escola vai mostrar na avenida uma vontade de valorizar o que há no território paraense, desde suas riquezas naturais até seu povo. A escola espera destacar principalmente o lado generoso e trabalhador dos paraenses, sua disposição para lutar pelo progresso do Pará e do Brasil.

CAIA NA FOLIA

Arrastão Cultural da Escola de Samba Quem São Eles
Quando: Dia 1º de janeiro
Concentração: Praça Eneida de Moraes (esquina das avenidas Pedro Miranda e Alcindo Cacela), a partir das 15h.
Saída prevista para as 16h, em direção à sede da Escola (Avenida Almirante Wandenkolk, 680 – Umarizal). Evento público.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!