O período da Belle Époque abrangeu todo o Brasil, mas Belém, sob o comando do intendente Antônio Lemos, foi a cidade que mais absorveu o modelo de urbanismo moderno da Europa, sobretudo da França, através de construções de boulevards, praças, bosques, calçamento de ruas e mercados, e de política sanitarista, além da implantação da luz elétrica e de bondes que percorriam os trilhos implantados nas principais ruas daquela época.
A arquitetura era baseada na Art Noveau, o que fez de Belém a cidade brasileira mais europeia. A influencia do Velho Continente não acontecia somente na arquitetura, mas também no modo de vestir da população e nas manifestações culturais.
A população procurava estar conectada com os costumes franceses, sendo por meio de viagens ou importação de produtos. A partir desse contexto histórico e da importância arquitetônica para a cidade, partiu o interesse na realização da mostra.
A exposição é o resultado da seleção e registro fotográfico de 30 importantes casarões que têm grande relevância na história de Belém. No entanto, inicialmente, apenas seis obras serão exibidas no evento, entre as quais o Theatro Da Paz, Casarão do senador Virgilio Sampaio, Casarão do governador Augusto Montenegro, Mercado de São Brás e os mercados de carne e peixe do Ver-o-Peso.
As obras foram esculpidas digitalmente e retratam os detalhes de cada uma das construções, por meio da pesquisa e estudo dos elementos que os compõem, organizando e classificando-os entre formas e gráficos, realização da vetorização de formas estruturais para uso em software 3D, modelagem digital dos elementos arquitetônicos, escultura digital dos detalhes e elementos orgânicos, impressão digital dos casarões em três diferentes formas de visualização, com vista frontal, vista lateral e perspectiva, descrição histórica dos casarões e edição de obra literária e website do projeto.
VISITE
Mostra ‘"Registro Visual da Belle Époque em Belém"
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia
Endereço: Av. Pte. Vargas, 800
Hora: 10h – 17h
Entrada Franca
(Diário do Pará)
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