plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home

_
_

Paulinho da Viola comemora com show em Belém

Os 50 anos de carreira do mestre Paulinho da Viola, que está sendo comemorado em uma turnê nas principais capitais brasileiras, passaram de forma tão gostosa quanto a resposta dele sobre o que representa o samba em sua vida. “Tenho uma resposta rouba

twitter Google News

Os 50 anos de carreira do mestre Paulinho da Viola, que está sendo comemorado em uma turnê nas principais capitais brasileiras, passaram de forma tão gostosa quanto a resposta dele sobre o que representa o samba em sua vida.

“Tenho uma resposta roubada do Pixinguinha, que dizia que o choro é uma coisa sacudida e gostosa. Eu diria o mesmo sobre o samba”, disse de forma simpática o cantor. O show exclusivo do sambista carioca será hoje, no Grêmio Literário Português, todo especial com canções de quem ele considera os mais importantes compositores da música brasileira: Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, Wilson Batista e Geraldo Pereira.

Se fosse possível atribuir uma causa ao samba de Paulinho da Viola, ela seria, com certeza, o Rio de Janeiro, desde a sua infância, em Botafogo e Jacarepaguá, passando pela vivência nos tradicionais carnavais de rua. O cantor não seria o mesmo se não tivesse essa vivência carioca e seu encontro com o estilo, através de uma família onde a música era tão parte do cotidiano quanto ele adoraria que fosse. Ele, desde cedo, carregava o violão de seu pai, Cesar Faria, e experimentou a alegria de estar cercado de música por toda parte. “Tive a oportunidade e o privilégio de desde criança estar em contato com esta arte. Conheci este universo fantástico do choro e do samba, vivi os blocos de carnaval nas ruas e cheguei até as escolas de samba”, rememora Paulinho.

Ele viveu e se desenvolveu no berço do samba e viu o ritmo se espalhar como vírus pelos estados do Brasil e pelo mundo. “Estive no Japão em 1986 e havia uma escola de samba por lá, que fazia desfiles, inclusive. Os cantores e compositores fizeram uma revolução artística e encantaram o mundo”, explica o músico, que relembra que a febre incurável do samba se espalhou em um tempo relativamente pequeno, já que não faz um século que as formas de disseminação da música popular brasileira, como as rádios, ajudaram a levar o estilo a todos os lugares. “Fizemos muito em pouco tempo e é muito bom ver o reconhecimento de pessoas de todas as idades cantando e curtindo. Fico feliz de ver os jovens em meus shows, me acompanhando e reconhecendo o meu trabalho”, diz o memorável compositor.

NOVO TRABALHO

Além da turnê para comemorar os 50 anos de contribuição para a música brasileira, Paulinho pensa em gravar um novo trabalho, com novas composições que, segundo ele, são inúmeras e estão à espera do momento certo para surgirem, o que seria um presente digno de meio século de carreira. “Estamos discutindo um trabalho maior e pensando em voltar a gravar. Hoje, existe uma relação diferente entre o artista, a música e seu público e a forma de distribuição deste produto. Estamos pensando em tudo isso, já que o último trabalho com músicas inéditas foi um DVD lançado em 2008”, fala o artista.

Sem a viola, Paulinho não se vê e, sem ele, nós não vemos o samba como conhecemos. “Olho as fotos antigas, de quando eu era adolescente, sempre com a viola na mão. Minha pretensão de vida era ser um músico tão bom quanto meu pai foi”, explica humildemente. Ele relembra o momento em que sua carreira superou os planos que ele havia traçado. “Em 1979, a música ‘Foi um Rio que Passou em Minha Vida’ fez um sucesso enorme, tocou nos carnavais e até hoje se canta”, finaliza o cantor.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!