Estica, alonga até quase tocar no céu, sobe na ponta, se equilibra, desce no plié e rodopia linda e ereta, sempre sorrindo para a plateia. Quem vê uma bailarina dançando nem sempre tem a real noção das horas a fio de ensaio e dedicação para que uma coreografia saia perfeita. Que o digam Louise Pinto, 12, Inês Alcântara, 12, Vivian Brito, 16, e Aline Lopes, 15. Há cinco meses, elas dão duro por cerca de três horas por dia para obter o sucesso. E ele veio. As quatro foram classificadas para o Festival Internacional de Dança de Goiás, de 2 a 8 de junho, no Estado, Festival de Dança em Joinville, e para o Passo de Arte, em julho, em Indaiatuba, São Paulo.
As meninas, que são crias da escola de dança Arte em Movimentos, a única da região Norte selecionada nos festivais, irão competir com as melhores companhias do Brasil. O vídeo das bailarinas foi escolhido entre mais de 150 de grupos do país inteiro. As alunas vão disputar nas categorias infantil, juvenil e sênior, com solos e duos de balé clássico livre e de repertório. “A seleção significa bastante. É resultado de um grande esforço e dedicação que venho tendo na Arte em Movimentos há mais de um ano de treinamento específico para competições. É ver um sonho se tornando realidade”, conta Vivian, que em Goiás vai competir no quesito Balé Clássico Duo Adulto ao lado da amiga Aline Lopes.
“É poder crescer profissionalmente, fazendo o que eu amo”, retribui a parceria.
Louise Pinto, uma das mais novas no grupo, mas que há oito anos está na escola, também fala da vitória de ser selecionada. “É uma superação dos meus limites, dos meus medos, de mim mesma e uma grande oportunidade de mostrar o meu trabalho e da companhia de dança da minha escola. Poderei conhecer novos professores, ganhar bolsas de estudos para cursos fora do Brasil e crescer no conhecimento e na técnica”, acredita a jovem.
E a preparação para um festival desse porte não é trabalho fácil mesmo. Segundo Rose Meiguins, professora e diretora da Arte em Movimentos, todas as alunas da companhia de dança passam por um treinamento com profissionais de flexibilidade e alongamento, condicionamento físico para bailarinas, além das aulas habituais de balé clássico. “Estamos orgulhosos deste resultado e também gratificados com a parceira com as famílias e pais, que assumem junto conosco a busca na realização dos sonhos de nossas bailarinas através da dança”, diz Rose.
A companhia de dança da escola já participa de competições há mais de três anos e fez campeões nos festivais em que esteve presente. No ano de 2013, foi premiada em todas as disputas que participou e teve a bailarina Aline Lopes indicada, entre mais de 200 vídeos do Brasil e exterior, para a seletiva da escola Bolshoi no Brasil. A aluna também foi contemplada com uma bolsa para cursos fora do Estado. “Todo o trabalho diferenciado de treinamento e acompanhamento realizado com a companhia de dança tem resultado não somente em premiações, mas também em grande crescimento técnico, pessoal e cultural para cada componente da companhia”, explica a professora. “Quero me tornar uma grande bailarina e mudar minha vida e de minha família através da dança”, deseja Aline.
Foco nos ensaios
Há menos de um mês para as competições, os ensaios seguem a todo vapor e o foco na dança é grande. As bailarinas e equipe técnica embarcam no dia 2 de junho e a escola tem a preocupação de que elas não viajem desfalcadas.
“Temos feito várias promoções para angariar fundos. São mais ou menos seis mil reais o custo com figurinos, passagens, hospedagem, alimentação e a condução para ir aos ensaios lá. Representar a cidade e o nosso Estado é motivo de orgulho para as alunas e para isso queremos poder contar com o apoio de empresas ou pessoas que queiram ajudar a patrocinar a ida delas aos festivais”, explica a gestora da escola, Sylvia Meiguins.
E o desejo delas não pode ser apagado. “Quero me preparar para ser uma bailarina e conhecer o mundo através da dança”, pede Inês Beatriz, que há quatro anos sonha com esse mundo lindo e rosa, que é o balé.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar