plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home

_
_

O rio que encontra o mar

Obaiano Dorival Caymmi falou como ninguém do mar, enquanto o maestro paraense Waldemar Henrique foi um grande poeta dos rios da Amazônia. Se Waldemar falava de Iara, Caymmi citava Iemanjá; quando Waldemar falava do boto, Caymmi lembrava do pescador. E par

twitter Google News

Obaiano Dorival Caymmi falou como ninguém do mar, enquanto o maestro paraense Waldemar Henrique foi um grande poeta dos rios da Amazônia. Se Waldemar falava de Iara, Caymmi citava Iemanjá; quando Waldemar falava do boto, Caymmi lembrava do pescador. E para celebrar essa genialidade irmã, a cantora baiana Cissa de Luna lança o CD “Waldemar Caymmi: A Travessia das Águas”, hoje, às 20h30, em um show no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

“Ao mesmo tempo em que eles compõem a identidade brasileira, falam do homem em caráter universal, o homem que enfrenta o mistério do lugar onde habita, um lugar de mar ou de rios, mas sempre água. E as canções foram me escolhendo diante desse tema”, conta Cissa Luna, que nasceu em Salvador e foi criada no Rio de Janeiro. Vivendo em Belém há quatro anos, ela começou a pesquisar os diversos compositores paraenses.

O projeto deste álbum foi pensado desde 2010, quando a cantora teve contato pela primeira vez com as músicas de Waldemar Henrique. “Foi um choque quando ouvi pela primeira vez! Cresci ouvindo Caymmi e percebi que cada um, no seu aspecto regional, desce às raízes brasileiras e compõe uma identidade”, descreve. “Encontrei Waldemar em um disco da ‘Coleção Marcus Perereira’, de 1976, me aprofundei em sua obra e descobri que o próprio Villa-Lobos era um fã dele”, conta.

O lançamento chega em um momento de celebração a Caymmi pelo seu centenário de nascimento, e terá a participação de Danilo Caymmi, que no disco gravou “Sagarço Mar”, do pai. “Estudei com a filha do Danilo, pedi o contato e mostrei a ele o projeto. Ele gostou muito desta ligação entre Caymmi e Waldemar, aí eu aproveitei e fiz o convite. Danilo prontamente aceitou, pois admira a obra do Waldemar e também acredita que ela precisa ser muito mais difundida pelo Brasil”, comemora Cissa.

O show tem direção musical do paraense Salomão Habib e apresenta canções do CD, entre elas “Abaluaiê” e “Valsinha do Marajó”, de Waldemar Henrique; “A Lenda do Abaeté” e “O Vento”, de Dorival Caymmi. No disco, o público encontrará uma canção que não está no show: uma gravação inédita de Waldemar Henrique, a canção “Alegria Alegria”. Na banda que acompanha Cissa está o próprio Habib, que assumiu arranjos e violão, Ricardo Aquino no vibrafone, Lenilson Albuquerque no piano acústico, Príamo Brandão no baixo acústico e Alcides Alexandre na percussão.

Quando: hoje Hora: 20h30
Local: auditório Benedito Nunes do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Quanto: entrada franca

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!