Longe das galerias e dos museus, o grafite é arte a céu aberto. Nas ruas, ao alcance de todos, mantém uma proximidade com o público e precisa de muito pouco para ser produzido. Criatividade, tinta e uma parede limpa são o ponto de partida para a obra de arte urbana. Há algum tempo o grafite tem revelado talentos e conquistado adeptos na capital paraense e, neste mês, duas oficinas vão movimentar a cena local.
A Gotazkaen vai comandar uma oficina para iniciantes nos dias 17, 19 e 21 deste mês. Ilustração básica, stencil e técnicas com e sem spray serão o foco. “Vamos apresentar a história e a técnica do grafite. Teremos também a parte prática com a criação coletiva de um mural num rascunho de papel que depois será transposto para a parede”, explica Diana Figueiroa, sócia da galeria.
Para quem quer experimentar o encontro entre fotografia e grafite, a dica é a oficina “Photograff”, que desde sábado está sendo realizada pela Associação Fotoativa com Jeyson Martins. “O foco é repensar a fotografia a partir da estética da desordem estabelecida na atualidade pela arte urbana e pelo grafite. A fotografia, uma possibilidade de eternizar o instante preciso e delimitado. O grafite, a escrita perversa, registro fundamentalmente político e efêmero. Juntas, as duas linguagens estabelecem um diálogo entre o efêmero e o eterno, entre luz e tinta”, destaca Jeyson.
Os dispositivos fotográficos serão criados pelos participantes a partir do reaproveitamento de latas de spray descartadas por grafiteiros. Como resultado serão realizadas duas exposições: uma em galeria e outra nas ruas.
Oficina de Graffiti:
Quando: dias 17, 19 e 21 Horário: 19h30 às 22h
Local: Galeria Gotazkaen (Rua Ó de Almeida, 755, entre Assis de Vasconcelos e Piedade)
Investimento: R$ 150 (com material incluso)
Informações: (91) 3347-6632
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar