plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home

_
_

Pará e Paraíba unidos pelas artes

Duas regiões, artistas paraibanos e paraenses, e um mesmo projeto: trocar experiências em nome da criatividade e da arte. Desde maio, é com base nessas propostas que vêm se construindo as iniciativas do projeto “Hiper_Espaço Xumucuís”, que inclui vivência

twitter Google News

Duas regiões, artistas paraibanos e paraenses, e um mesmo projeto: trocar experiências em nome da criatividade e da arte. Desde maio, é com base nessas propostas que vêm se construindo as iniciativas do projeto “Hiper_Espaço Xumucuís”, que inclui vivências artísticas, bate-papos, oficinas e exposições resultantes dessas trocas entre os artistas. Este mês, o projeto entrou em uma nova etapa, com a vinda dos paraibanos até Belém.

O resultado desse processo pode ser visto a partir de hoje, na exposição “Sussurro dos Rios”, no galpão do Fórum Landi, na Cidade Velha.Na última segunda-feira, os artistas visuais Edilson Parra e Thercles Silva, juntamente com o curador associado ao projeto Dyógenes Chaves, desembarcaram pela primeira vez em Belém para viver a efervescência artística, social e cultural da cidade. Aqui se juntaram aos artistas Fábio Graf e Jeyson Martins, que estiveram antes em visita a João Pessoa, e ainda a Cledyr Pinheiro, Veronique Isabelle e Diogo Vianna, em um ateliê aberto na sede do Fórum Landi.

Durante toda a semana, eles vivenciaram a cidade e os rios que a cercam, interagindo com os artistas e o público local e, a partir daí, tendo elementos para criar novas obras. Segundo a museóloga e coordenadora do projeto Deyse Marinho, foram momentos em que todos foram bem-vindos para acompanhar o processo de criação artística até a materialização da obra. Para os artistas, uma forma de alimentar a criatividade com outras realidades que se cruzam com o que vivem em sua região. “O contato com o Norte do Brasil sempre esteve nos meus sonhos, pois considero que nesta região se encontra a última parcela do nosso planeta em condições de se observar a natureza na sua mais pura complexidade.

Foi com este entendimento que vivenciei, entre muitos diálogos com os artistas de Belém, a dimensão da problemática que envolve a morte de um rio, conforme constatamos em uma das visitas ao Jaguaribe em nossa cidade”, diz o artista Edilson Parra.O mesmo processo já tinha acontecido às avessas, com a visita dos paraenses a João Pessoa, que resultou em uma exposição em cartaz na Estação Ciência Cultura e Artes da capital paraibana. “É uma iniciativa para conectar duas regiões do país, duas cidades de realidades tão diferentes e tão próximas. Estimular e provocar essa interação artística foi uma grande experiência curatorial e humana” diz o idealizador e curador do projeto, Ramiro Quaresma.

edital funarteO projeto tem como tema a relação das cidades e os rios que a cercam, as questões ambientais e sociais dessa interação, preservação versus “desenvolvimento”. Os rios Guamá, em Belém, e Jaguaribe, em João Pessoa, são o referencial para as imagens, suas relações de ocupação. A iniciativa foi contemplada com o edital da Funarte Artes Visuais, e é uma iniciativa do blog Xumucuís, com apoio institucional do Fórum Landi e UFPA.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!