Um paraense decidiu dar um toque brasileiro a um aplicativo de troca de mensagens similar ao Whatsapp. Em maio deste ano, o analista de sistemas Erick Costa, 33 anos, desenvolveu o ZapZap, versão adaptada do app russo de troca de mensagens Telegram, que permite ao desenvolvedor alterar as programações, criar um software personalizado e disponibilizá-lo em nuvem, local que armazena dados em rede. E foi isso que Erick fez. Deu ao ZapZap o logotipo com a bandeira do Brasil. A tela de fundo exibe o símbolo da Confederação Brasileira de Futebol(CBF).
Após baixá-lo, o usuário cadastra o número do telefone, espera por um código de confirmação e pode começar a conversar com os amigos. Se um contato do usuário entrar, o app informa. Apesar do design e forma de funcionamento semelhante ao Whatsapp, o aplicativo brasileiro traz novidades. O ZapZap é mais rápido em desempenho e tempo de resposta, envia arquivos de voz, vídeo, imagem, localização e documento em anexo. A pessoa pode programar para que as mensagens tenham um tempo de duração, além de ter a opção de conversa secreta. “Passei três meses estudando o código para fazê-lo e fiz os testes que confirmam’’, afirma Erick.
Outro diferencial que chama atenção é que ele pode ser acessado pelo computador ou tablet. ‘’Se você estiver em frente ao PC e quiser conversar com seus amigos, é só baixar o aplicativo na internet para o computador e por lá conversar e enviar arquivos. Tudo que aparecer no ZapZap do PC também aparecerá no do celular’’, explica. Para a segurança, um código é enviado ao telefone móvel do usuário para que autentique o aplicativo no computador. ‘’A polícia de Minas Gerais me ligou e disseram que usam por lá’’, conta Erick.
Os concorrentes de mensagens instantâneas que se cuidem. É um tal de ZapZap para lá, ZapZap para cá, que o sistema já contabilizou 940 mil downloads e Erick prevê que em uma semana chegará a um milhão. “Logo quando criei o aplicativo já estava espantado com o número de downloads. De doze mil passou para 200 mil. Os estados que mais utilizam são Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais’’, detalha.
O ZapZap está disponível somente para aparelhos com sistema Android. O analista espera terminar a versão para Iphone até o final de julho e em seguida desenvolver a versão para Windowns Phone.
Funcionário em uma empresa privada, após o ZapZap, o paraense recebeu propostas para trabalhar fora do Estado. “A minha ideia é levar para frente o aplicativo. Quando chegar a um milhão, pensarei nas propostas’’, adianta. Erick relembra que tudo começou como um trabalho normal. “Eu achava interessante fazer uma versão brasileira de um aplicativo de conversação. Aí eu fiz e coloquei no ar. Hoje temos uma fan page com 20 mil pessoas e site um próprio’’, comemora.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar