O autor de “Artesão das Águas”, João de Jesus Paes Loureiro, prepara-se para ministrar, durante um mês, o minicurso “Caminhos e Descaminhos da Arte Atual”. Realizado durante todas as terças-feiras de agosto, no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, o encontro irá debater e mostrar exemplos de mudanças estéticas e conceituais na arte, causadas pelo constante processo evolutivo do homem.
Paes Loureiro adianta que será predominante o debate sobre os temas, a ilustração com DVDs e a leitura de textos teóricos. “O meu desejo é o caráter informal e aberto das aulas, que permita serem úteis a uma diversidade de informação e experiência dos inscritos nesses tipo de curso”, afirma.
Obras de autores como Umberto Eco, Benedito Nunes e Marc Jimenez são os suportes que enriquecem as discussões guiadas pelo autor. Sobre as questões a serem abordadas, Paes Loureiro dá exemplos de até onde deseja levar os debates: “Vamos falar da mudança do pensamento estético que antes só valorizava o tema da beleza e hoje passa a valorizar também o conceitual, o performático, o hibridismo, e até mesmo a feiura. Outra questão, por exemplo, é a relação da arte com o conhecimento, que é fundamental nas concepções atuais da criação e da recepção artística”.
As inscrições para o minicurso “Caminhos e Descaminhos da Arte Atual” iniciam hoje. As vagas são limitadas e destinadas a artistas em atividade, ainda que sem formação acadêmica, além de estudantes do ensino superior e professores.
(Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar