plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home

_
_

Uma história de amor e culpa

Oparaibano Marcos Lacerda lança este mês o livro “Libélula”, escrito a partir de confissões ouvidas por ele, que também é psicólogo, ao longo de 21 anos em seu consultório. O livro traz os personagens José e Felipe que vivem um momento de conflito acerca

twitter Google News

Oparaibano Marcos Lacerda lança este mês o livro “Libélula”, escrito a partir de confissões ouvidas por ele, que também é psicólogo, ao longo de 21 anos em seu consultório. O livro traz os personagens José e Felipe que vivem um momento de conflito acerca da sexualidade no ambiente de um seminário dos anos 1950, na cidade de João Pessoa. E apesar da temática, o autor esclarece que sua obra busca romper com a ideia de que romances com relações homoafetivas sejam apenas voltados ao erotismo.

“O que absorvi das pessoas em meu consultório foi, principalmente, as emoções delas. O que observei é que pessoas que têm valores religiosos muito fortes quase sempre tem conflitos com sua sexualidade, seja homo ou heterossexual. Além disso, o conflito do perder, de fazer luto, se recuperar de um amor impossível. Tudo isso fez nascer esse livro. É um livro de ficção que condensa o sentimento de muitas pessoas”, explica o autor.

Apesar de uma escrita que em alguns momentos perpassa pelo erotismo, o autor preferiu investir na densidade psicológica e nos conflitos vividos por José e Felipe. “E escolhi o cenário de um seminário porque na década de 1950, a Igreja Católica tinha um peso e uma força maior que hoje. Era muito mais severa. Hoje temos padres sem batina, padres cantores. Mas onde tem pessoas tem desejo sexual, inclusive em um seminário, não há como negar isso. Também há outras coisas como a luta pelo poder, há toda uma dinâmica humana, logo, poderia ser a história de qualquer pessoa”, afirma Marcos Lacerda.

Marcos Lacerda tem 46 anos e “Libélula” é o seu segundo livro. O autor ganhou o prêmio de Novos Autores Paraibanos com o seu livro de estreia, “Um Estranho em Mim”, e compartilha um pouco do seu processo de criação: “Quando começo a escrever sei como será o começo e o fim, mas não sei o meio e isso vai se desenrolando a medida que vou escrevendo. Em muitos momentos as personagens guiam a escrita e não eu. Às vezes eu quero por palavras em suas bocas elas não aceitam”.

E atividade como escritor ele não parece querer abandonar jamais. “Escrever me dá a exata sensação de estar vivo”. O livro será lançado pela editora Pontes, dia 09 de agosto, em São Paulo. No lançamento, o ator Leonardo Miggiorin, o Shaolin da novela “Senhora do Destino” (2004), fará uma atuação exclusiva, baseada no texto do livro. Mas desde o final de julho, o livro já está disponível para compra online, meio pelo qual Marcos espera alcançar o público paraense.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!

    Últimas Notícias