plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

Livro destaca relação entre músicas e novelas

Música e novela. A relação entre dois dos mais ricos produtos culturais do país (ou mesmo “paixões nacionais”) é o tema central do livro “Teletema”, que apresenta uma análise singular da trajetória da música popular brasileira em novelas, seriados e minis

Música e novela. A relação entre dois dos mais ricos produtos culturais do país (ou mesmo “paixões nacionais”) é o tema central do livro “Teletema”, que apresenta uma análise singular da trajetória da música popular brasileira em novelas, seriados e minisséries.

Escrito pelo roteirista e romancista Vincent Villari e pelo jornalista, roteirista e professor Guilherme Bryan, a obra é resultado de um projeto ousado que já dura mais de uma década.

No primeiro volume da obra, publicado em novembro, os autores comentam todas as trilhas musicais de produções teledramatúrgicas que já foram comercializadas no Brasil entre 1964e 1989. Através de detalhado inventário, explicam também de que maneira as canções foram importantes para estabelecer a teledramaturgia como um dos maiores ícones da cultura pop brasileira, com qualidades e apuro técnico reconhecidos mundo afora; e como essa produção, realizada em ritmo industrial, se tornou uma importante vitrine para os artistas da música brasileira e para o sucesso de uma música.

Apesar de estar ricamente ilustrado com mais de 300 imagens de capas de discos, o livro não é um "almanaque". Para sua produção foram realizadas também cerca 130 entrevistas, com perosonalidades como Fafá de Belém, Nelson Motta, Guto Graça Mello, Roberto Menescal, Wando, Gal Costa, Erasmo Carlos, Toquinho, Paulinho da Viola, Rita Lee, Ney Matogrosso, Lulu Santos, Djavan, Gilberto Braga, Silvio de Abreu, Zizi Possi, Nana Caymmi, entre tantos outros, que estiveram de algum modo envolvidos com as trilhas musicais das novelas.

A escolha dos autores pela expressão "trilhas musicais" (e não "trilhas sonoras") não é aleatória, já que esta expressão abrange também aspectos de sonoplastia e música incidental. Além de fichas técnicas resumidas, os autores explicam a trama de cada obra e mostram como foram criadas ou escolhidas suas respectivas seleções musicais e de que forma estas funcionaram e repercutiram.

Cerca de 220 obras da teledramaturgia foram abordadas no primeiro volume e cada parágrafo conta histórias que revelam os bastidores da criação artística, momento histórico e conceito das obras, mostrando que a relação entre teledramaturgia e música vai bem além dos minutos de uma novela e já faz parte também de outra trilha: a da vida de cada pessoa.

(Enderson Oliveira/DOL, com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias