Ele teve origem na antiguidade, ganhou nova roupagem na Idade Média, adquiriu colorido na sociedade vitoriana do século XX, mas foi no Brasil que foi reinventado. O Carnaval é a festa mais democrática e popular do país. Em muitas cidades, o ponto alto são os desfiles das escolas de sambas. Na capital paraense, o ritmo nas sedes das agremiações está acelerado para deixar tudo pronto para o dia sete de fevereiro. Em Belém, não temos uma Marquês de Sapucaí recebendo olhares de todo o mundo, mas temos a Aldeia Amazônica, na Avenida Pedro Miranda. Ali, carnavalescos, presidentes e integrantes das escolas de samba belenenses resistem alheios às dificuldades para levar, ano após ano, colorido e alegria à avenida. Mês que vem, mais uma vez, agremiações de diversos bairros da cidade prometem fazer jus ao apelido da Pedreira: o “bairro do samba e do amor”.

O desfile das escolas de samba de Belém será entre dos dias 6 ao 14 de fevereiro. São 27 agremiações carnavalescas, no total, que irão trazer alegria e colorido à Aldeia Amazônica. Como ocorreu ano passado, o Carnaval 2015 na capital paraense será antecipado, a pedido das próprias agremiações e blocos da cidade. A proposta é atrair maior público para o corredor da folia, iniciativa que tem dado certo. Com a novidade, os foliões e o público podem se deslocar para os distritos ou mesmo para outros municípios durante o período oficial do Carnaval, que começa no dia 17. 

O desfile carnavalesco na capital paraense ficou programado da seguinte forma: escolas de samba do 2º grupo (sexta-feira, 6 de fevereiro); escolas de samba do 1º grupo (sábado, 7 de fevereiro); escolas de samba do 3º grupo (domingo, 8 de fevereiro) e blocos carnavalescos 1º e 2º grupos (sábado, 14 de fevereiro). A apuração das campeãs está prevista para o dia 21 de fevereiro, a partir das 16 horas, na própria Aldeia Amazônica. As escolas campeãs recebem como premiação um valor simbólico e troféus.

NOS DISTRITOS

Nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, o carnaval será entre os dias 7 e 17 de fevereiro. Na Rua 15 de Agosto, em Icoaraci, os blocos de carnaval desfilam no dia 7 de fevereiro e as escolas de samba no dia 8. Em Outeiro, na Rua Flanklin de Menezes, os blocos alternativos terão dois dias de folia (15 e 16 de fevereiro) e as escolas de samba se apresentarão no dia seguinte (17 de fevereiro). Em Mosqueiro, a festa será na rua Nossa Senhora do Ó. Nos dias 14 e 15 de fevereiro, haverá desfile dos blocos e das escolas de samba, respectivamente. Na ilha de Cotijuba o carnaval será comemorado com o desfile de blocos de carnaval entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

A prefeitura deve oferecer ajuda de custo para todas as escolas de samba e também aos blocos alternativos. Como muitas agremiações carnavalescas atrasaram a prestação contas dos recursos que receberam em 2014, houve a demora na liberação de nova verba. Outras nem terão condições de apresentar a prestação de contas a tempo de receber o incentivo. Para não prejudicar o carnaval da cidade, o prefeito Zenaldo Coutinho firmou um acordo com as escolas de samba, e com isso essas agremiações devem receber recursos através Liga das Escolas de Samba, mas continuarão com a prestação de contas em aberto junto à Prefeitura de Belém. 

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS