plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home

_
_

Exposição de fotografias pinhole segue até dia 19

Alunos participantes do projeto “Minha Ilha – Campos abertos do Marajó” apresentam uma exposição de fotografias pinhole, no Liceu Mestre Cardoso, localizado em Icoaraci, distrito de Belém até o dia 19 de maio. A atividade integra o programa de ações socio

twitter Google News

Alunos participantes do projeto “Minha Ilha – Campos abertos do Marajó” apresentam uma exposição de fotografias pinhole, no Liceu Mestre Cardoso, localizado em Icoaraci, distrito de Belém até o dia 19 de maio. A atividade integra o programa de ações socioeducativas previstas no projeto, realizado pelo fotógrafo Octavio Cardoso, por meio do XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A entrada é gratuita.

Estudantes do 9º do Liceu e da escola Adaltino Paraense, em Cachoeira do Arari, participaram da programação, que incluiu uma oficina de fotografia, em que construíram as próprias câmeras artesanais e produziram imagens do local onde vivem. Fotos dos vaqueiros de municípios do Marajó, feitas por Octavio, também foram expostas nas duas escolas. Para a maioria, a experiência com a prática fotográfica foi a primeira incursão em uma atividade artística.

“Esse trabalho foi bem criativo para mim e meus colegas, porque eu sei que isso vai me beneficiar no futuro. Com a exposição aqui deu pra gente saber como é no Marajó. Este trabalho que tivemos de montar uma câmera, quem sabe se no meio de nós podem sair fotógrafos ou inventores”, diz Cristian Pereira da Silva, estudante.

O fotógrafo Octavio Cardoso ficou surpreso com a reação dos alunos, que na escola Adaltino Paraense, logo após a visita da equipe do projeto, acabaram realizando uma feira cultural. “Houve um desdobramento que a gente não esperava. Eles apresentaram elementos da vida do vaqueiro, como as roupas, ferramentas e até mesmo a comida tradicional, o ‘frito’, que foram expostos na escola. Alguns vaqueiros foram ao encontro dos alunos e conversaram sobre a sua vida”, destaca.

O projeto

Contemplado com o XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2014, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o projeto “Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”, idealizado pelo fotógrafo Octavio Cardoso, faz um registro do vaqueiro e dos campos do arquipélago. O artista fez diversas viagens para fazendas de gado da região para a captura de imagens, a fim de fotografar este trabalhador em momentos de transição: tanto do clima, entre as secas e cheias, quanto da própria prática de manejo do boi. Ao final, uma exposição será montada no dia 9 de maio, no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém.

Serviço

Fotografias pinhole com alunos do projeto “Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”

Onde? Liceu Mestre Cardoso, localizado na Travessa dos Andradas, 1110, Ponta Grossa – Icoaraci.

Visitação: até 19 de maio.

Entrada gratuita.

(DOL, com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!