plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
_

Teatro recebe espetáculo neste final de semana

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) receberá no sábado (05) e domingo (06), às 20 horas, os Palhaços Trovadores, com o espetáculo “Secretária, traz um Quilo de Bombom!”, uma homenagem aos artistas circenses paraenses. “Secretária, traz um quil

O Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB) receberá no sábado (05) e domingo (06), às 20 horas, os Palhaços Trovadores, com o espetáculo “Secretária, traz um Quilo de Bombom!”, uma homenagem aos artistas circenses paraenses.

“Secretária, traz um quilo de bombom!” é um espetáculo dos Palhaços Trovadores, criado em 2004 como resultado da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP), projeto premiado da atriz-palhaça Cleice Maciel, integrante do grupo.

A pesquisa faz um levantamento de artistas circenses que atuaram na cidade de Belém, centrando seu foco em dois grandes nomes da arte circense da cidade: o palhaço Alecrim da Beira d’Água e o mágico Chamon.

Alecrim foi um clown branco, que manteve durante muitos anos um programa na televisão paraense. Muito conhecido na cidade, era figura obrigatória em vários eventos, festas e aniversários. Da mesma forma, o mágico Chamon era também presença constante nestes eventos. Os dois chegaram a trabalhar juntos e protagonizaram muitas histórias da arte circense do Estado. Eram muito conhecidos e queridos na cidade de Belém.

O espetáculo dos Palhaços Trovadores mostra os dois artistas através de seus números, colhidos em vários relatos, inclusive em entrevista realizada com o mágico Chamon, ainda vivo durante a vigência da pesquisa – o artista, já muito doente, veio a falecer logo em seguida. Outros artistas foram entrevistados e seus relatos também foram utilizados na criação do espetáculo, como números acrobáticos, números de mágicas e de palhaços, embora as figuras centrais sejam Alecrim e Chamon.

Este projeto remonta tal trabalho, reconfigurando-o dez anos depois de sua montagem original, vislumbrando apresentar a arte destes dois grandes artistas circenses para um público mais diverso, mostrando-os às novas gerações.

Desta feita, diferente da primeira montagem, os palhaços tomam conta de todas as cenas, dando seu toque especial de liruismo e graça a cada uma delas: mágicas, acrobacias e malabarismos são feitos sob o olhar cômico do palhaço.

Serviço

O Teatro Universitário Cláudio Barradas, localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D. Romualdo de Seixas) no bairro do Umarizal, em Belém.

(DOL com informações da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias