O carnaval do Brasil chama atenção do mundo inteiro e por algumas oportunidades, a capital paraense já foi apresentada. Curiosamente, as escolas que já desfilaram as maravilhas do estado do Pará voltaram para o desfile das campeãs.
Este ano, a Escola de Samba X-9 Paulistana irá apresentar o desfile sobre o Açaí e a cidade de Belém no sambódromo do Anhembi. Será a primeira vez que Belém será homenageada no carnaval de São Paulo.
Belém já foi apresentada no carnaval do Rio de Janeiro por várias escolas de samba. Todas elas guardam grandes recordações.
Mas para toda regra há uma exceção. Isso aconteceu nos anos 70, quando o Círio de Nazaré foi à Marquês de Sapucaí. A Escola de Samba Unidos de São Carlos levou a grande festa dos paraenses ao público e mesmo não ficando entre as primeiras colocadas, conseguiu se manter no grupo Especial.
Em 1998, a Beija Flor de Nilópolis, uma das grandes tracionais escolas de samba do país teve como samba enredo “Pará - O mundo místico dos caruanas, Nas Águas do Patu Anu”. O samba-enredo deu o título à escola após 14 anos. O troféu foi dividido com a Estação Primeira de Mangueira.
Seis anos depois, o Pará voltou ao carnaval. O tema era novamente o Círio de Nazaré e o destaque era a voz inconfundível de Dominguinhos do Estácio, grande devoto de Nossa Senhora de Nazaré. A escola ficou com o 4º lugar com o enredo “A Festa do Círio de Nazaré”
Em 2013, a Imperatriz Leopoldinense apresentou o seguinte samba-enredo “Pará – Muiraquitã do Brasil” e com grandes destaques como Fafá de Belém e Gaby Amaratos, a escola se recuperou do carnaval anterior e ficou na 4ª posição.
(Diego Beckman/DOL)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar