plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home

_
_

Diário Contemporâneo agora tem uma biblioteca

Aparceria entre o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o Museu da UFPA e a Tenda de Livros, projeto da artista Fernanda Grigolin, será tema de um encontro com a artista hoje, às 18h, no Museu da UFPA, com entrada franca. Ela fará o lançamento da bib

twitter Google News

Aparceria entre o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o Museu da UFPA e a Tenda de Livros, projeto da artista Fernanda Grigolin, será tema de um encontro com a artista hoje, às 18h, no Museu da UFPA, com entrada franca. Ela fará o lançamento da biblioteca da Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia. Na ocasião, haverá também lançamento do livro “Recôncavo”, um dos mais recentes trabalhos da artista, e a distribuição do “Jornal de Borda”.

Acervo também integra Coleção no MUFPA

Oficina relaciona o livro e a fotografia

Segundo Fernanda, a biblioteca, que será incorporada à Coleção, é constituída por quase 40 livros de mais de 30 autores. Entre os parâmetros de escolha estão a diversidade de produções; artistas de origens distintas; livros do circuito de publicações independentes; de fotógrafos iniciantes e consagrados; livros produzidos por editoras, fotógrafos e artistas; livros de editores que atuam há tempos na área; e publicações de artistas. “Outro critério importante é o fato de alguns livros terem sido resultados de pesquisas dentro das universidades. A ideia é fomentar e promover o intercâmbio entre as múltiplas produções”, diz.

A Tenda de Livros atua como consultora e propositora da parceria e traz desde livros da plataforma “Par(ent)esis”, da pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina Regina Melim, dos artistas Lúcia Loeb (São Paulo), Fábio Morais (São Paulo), de editoras independentes como Savant (Brasília), Azulejo Arte Impressa (Porto Alegre) e Pingado Prés (São Paulo), de fotógrafos como Ana Lira (Recife), Letícia Lampert (Porto Alegre), Francisco Costa Lima (Manaus), Guilherme Gerais (Londrina), Mariana David (Salvador) até livros que são resultados de pesquisas dentro da universidade, com destaque para Adriel Visoto (Minas Gerais) e Franciele Favero (Santa Catarina).

A TENDA

A Tenda de Livros é um projeto de circulação de livros que promove encontros, exposições, bate-papos, trocas e vendas. O projeto nasceu do processo de pesquisa de mestrado de Fernanda Grigolin e de sua atuação na área de publicações.

A primeira etapa do projeto ocorreu de junho de 2014 a junho de 2015 na Feira de Artesanato do Museu do Ipiranga, no Parque da Independência, em São Paulo, com o intuito de fazer circular livros de artistas e editores de várias regiões do Brasil. Em seguida, o projeto passou a viajar e ser um lugar itinerante de curadoria e circulação de livros brasileiros, realizando atividades na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo), Biblioteca Aeromoto (México) e ESAD (Caldas da Rainha, Portugal).

No segundo semestre deste ano, a Tenda começará suas atividades como propositora editorial, lançando a coleção “Pretexto”, voltada à escrita em arte, tanto de artistas quanto de pesquisadores. O primeiro número é sobre livro de fotografia.

(Debb Cabral)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!