plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home

_
_

Teatrólogo russo faz oficina e palestra em Belém

Com a premissa de um teatro feito sem diretor, o teatrólogo russo Jurij Alschitz tem rodado o mundo para apresentar sua ideia. Ele não propõe exatamente que não exista essa função, mas que a criação coletiva possa se sobressair. É uma reflexão sobre a din

twitter Google News

Com a premissa de um teatro feito sem diretor, o teatrólogo russo Jurij Alschitz tem rodado o mundo para apresentar sua ideia. Ele não propõe exatamente que não exista essa função, mas que a criação coletiva possa se sobressair. É uma reflexão sobre a dinâmica pedagógica das artes cênicas, em busca do entendimento contemporâneo desse tipo de arte. Para falar sobre seu pensamento e sua técnica, o diretor ministrará em Belém a oficina “O Individual e o Coletivo”, com a colaboração da diretora Maria Thais Santos.

A oficina ocorrerá no período de 27 de junho a 1º de julho, com a presença de uma tradutora de inglês. As inscrições para participar do encontro são gratuitas e podem ser realizadas até a quarta-feira, dia 11, com envio de carta de intenções e currículo para o endereço eletrônico do espaço cultural Oficina Assim, que promove o evento. A solicitação antecipada é necessária porque a oficina tem como pré-requisito a leitura do livro de Alschitz, “Teatro Sem Diretor”, além de “O Jardim das Cerejeiras”, de Anton Tchekhov, e um monólogo de escolha livre.

Além da oficina, Jurij Alschitz fará uma palestra/encontro com os alunos da oficina e público interessado, no Teatro Cláudio Barradas, da Escola de Teatro de Dança da Universidade Federal do Pará, no dia 30 de junho, às 18h, também com entrada franca.

É a partir de questões instigantes que o diretor vai conduzir o curso, abordando, por exemplo, as relações interpessoais e a individualidade dentro dos grupos teatrais, e o que distingue um grupo de atores recrutados para um projeto de um conjunto artístico.

Segundo o diretor, a proposta é buscar respostas de forma conjunta, com treinamento especial voltado para a prática cênica e a teoria. “O tema deste seminário nasceu da percepção de que todos nós vivemos na vida dos diferentes teatros. E isso se tornou o principal problema na nossa realidade teatral. A arte quase nada tem em comum. Não temos uma casa comum, nos esquecemos de como construí-la e viver juntos nela. Falamos línguas diferentes. Do vocabulário teatral está quase desaparecendo a palavra mágica: conjunto. Mas o que é um conjunto do século 21? É o mesmo de 100 anos atrás?”, questiona-se o diretor.

Tradição paraense

Para Oriana Bitar, produtora do Espaço Oficina Assim, a vinda de Jurij Alschitz à capital paraense celebra a tradição da arte cênica na cidade e também é uma oportunidade de divulgar o seu pensamento na capital paraense. “Ele pensa o teatro como uma casa, uma convivência em família. E essa relação coletiva é o grande barato dele. Temos uma tradição aqui e o nosso fazer é nesse sentido”, diz a produtora.

Jurij Alschitz possui carreira internacional, tanto como diretor e como formador de atores. Sua origem nas artes cênicas se deu pela renomada escola Gitis de Moscou. Ele é fundador, ao lado de Anatoli Vassiliev, da Escola de Arte Dramática, também em Moscou, e já coordenou a European Association for Theater Culture, que integra centros de formação teatral na Alemanha, França, Itália e Escandinávia. Autor de vários livros voltados para a arte do ator, entre os quais The Vertical of the Role (A Vertical do Papel, Ed. Perspectiva, 2014), Alschitz atua como diretor convidado de grupos internacionais, trabalhando na Europa, Hollywood e Ásia. No Brasil, já participou de diversos cursos e da montagem da peça “Eclipse”, baseada em contos de Antón Tchekhov com o Grupo Galpão, de Minas Gerais.

(Dominik Giusti/ Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!