plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home

_
_

Espetáculo une comédia, música e cultura popular

A jovem Nazinha quer ir embora de sua cidade, mas um poeta cantador fará de tudo para que ela fique, contando a história de Belém, que sonhava ser internacional e quis abandonar o Pará justamente na Quadra Junina. O enredo é a chave da peça “Belém dos Qua

twitter Google News

A jovem Nazinha quer ir embora de sua cidade, mas um poeta cantador fará de tudo para que ela fique, contando a história de Belém, que sonhava ser internacional e quis abandonar o Pará justamente na Quadra Junina. O enredo é a chave da peça “Belém dos Quatro Santos”, do dramaturgo Carlos Correia Santos, com direção de Maíra Monteiro, que será apresentada hoje, a partir das 19h, no Sesc Boulevard, em Belém, em mais uma programação do Mural Cultural, uma realização da RBA, com apoio do Sesc e patrocínio da Vale.

A comédia musical, criada pelo também coordenador artístico do evento, apresenta os quatro santos juninos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal. Eles tentam convencer Belém dos motivos pelos quais deve permanecer no Estado. Será que conseguem? O que ocorrerá com Nazinha depois que ouvir a história? De acordo com o dramaturgo, essa foi a maneira de falar sobre as festas juninas, que são tão fortes na nossa cultura, a partir da linguagem cênica, para que o público possa rir e se sensibilizar, em comemoração aos 400 anos de Belém.

“É uma grande homenagem à Belém junina. Uma metáfora falando que Nossa Senhora e Belém decidem ir embora do Pará exatamente numa quadra junina, mas os quatro santos vão convencer as duas a ficar e vão falar de tudo que Belém tem de bom. E eu sou o mestre de cerimonias do espetáculo, uma espécie de narrador que atua e canta. São mais de 20 artistas paraenses envolvidos. Quero chamar atenção das pessoas para a importância das nossas raízes, de sermos daqui e amarmos essa cidade”, conta Carlos.

A peça foi montada nos últimos três meses, a partir da temática selecionada pelos organizadores do evento. Carlos conta que todas as músicas são autorais, feitas exclusivamente para a peça, com direção musical de Marcos Saraiva.

O espetáculo dá continuidade ao trabalho iniciado em janeiro, com “Pop Sarau”, onde a narrativa faz alusão à capital paraense como uma mulher, para que sejam destacadas as suas belezas. Desta vez, os quatro santos da quadra junina representam também os quatro séculos que a cidade completou.

“O mural faz esse mix de arte, já que é originalmente cênico, mas tem música e toda uma estética imagética. Convidamos o público a olhar Belém por meio dessa ferramenta. E a comédia deixa mais palatável. É para se divertir e ao mesmo tempo pensar sobre a importância da cidade. E o teatro é legal porque, se a gente vai à origem da palavra, do grego théatron, significa o lugar de ver. Então, é para as pessoas sentarem diante do palco ou ao redor da arena para ver e se ver, como um espelho da sociedade, com as denúncias de suas mazelas, o resgate de culturas”, explica o dramaturgo.

TEXTO VAI TER TRADUÇÃO EM LIBRAS

Como tem sido feito em todos os eventos do Mural Cultural, “Belém dos Quatro Santos” contará com um intérprete em Libras, Ozivan Perdigão, para tornar o evento acessível a pessoas com deficiência auditiva. Para a gerente de Marketing do Grupo RBA de Comunicação, Daniela Barion, a iniciativa é importante justamente por proporcionar diversão de qualidade para todos os públicos. “Para nós é muito gratificante, pois reúne música, literatura, teatro e as sessões são sempre lotadas. Essa sessão é especial e voltada para as comemorações da quadra junina. A criatividade do grupo também é incrível. Propõe espetáculos inovadores e originais, valorizando a cultura popular”, diz.

A produção reúne mais de 13profissionais da arte paraense, entre atores, músicos e cenotécnicos. Além de Carlos e Maíra, que também estão no palco, “Belém dos Quatro Santos” traz no elenco Neire Lopes, Brendon Mac, Waldiney Velasco e Rony Hofstatter. O aporte musical fica a cargo do selo Versivox, com o próprio Correia (composição da trilha sonora, violino 01 e voz), Marcos Saraiva (direção musical e baixo), Samarone Ávila (violino 02), José Lima (violão 01), Lucas Monteiro (violão 02), Luciano Câmara (percussão) e Tábita Veloso (percussão e vocal).

O Grupo de Percussão de Câmera do Vale Música, formado por 11 alunos do Programa Vale Música, também fará participação no evento. “A proposta do Mural Cultural de promover os artistas da terra está em linha com o compromisso da Vale de valorizar as expressões artísticas e culturais da região. O programa Vale Música, implantado há 12 anos no Pará, é um exemplo disso e ajuda na formação e descoberta de novos talentos da música paraense”, diz o diretor de Metais Básicos Atlântico Sul da Vale, Nelcindo Gonsalez.

NÃO PERCA

Mural Cultural , com peça “Belém dos Quatro Santos”
Quando: Hoje, às 19h
Onde: Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilho França, 522, Campina)
Quanto: Entrada franca
Informações: (91) 3224-5654

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em _

    Leia mais notícias de _. Clique aqui!