Professora de dança israeli e corpo e movimento há 26 anos, a bailarina carioca Frida Zalcman ministra, pela primeira vez em Belém, a oficina “Jesus de Nazaré e o Caminho da Transformação pela Árvore da Vida – Cabala”. A programação abre hoje, com o Baile Circular, das 19h às 21h, tendo a bailarina como focalizadora de danças circulares sagradas, atividade que exerce há 13 anos. Amanhã e domingo, continua com a oficina “Jesus de Nazaré”. A programação é uma realização do Grupo Ubuntu (Roda de Hera, Ocara e Espaço Ananda), sendo realizada integralmente no Museu de Arte Sacra.
Uma fala de quase 3,5 mil anos, descrita em textos sagrados, de Deus para Abrahão, “Lech Lecha (Vá a ti mesmo)” nos remete aos dias de hoje, mostrando que a maior dificuldade das pessoas está em reconhecer que a grande busca não é por algo diferente, algo nunca provado e sim por algo que já possuímos. “Só que estamos tão distantes de nós mesmos que não conseguimos acessar o que realmente é importante em nossas vidas”, considera Frida Zalcman.
Formada pela Faculdade de Educação em Dança e Movimento na cidade de Tel Aviv, em Israel, Frida também exerce a função de professora de Liturgia Judaica, Cabala e Hebraico. Nos últimos 12 anos, ela aproximou suas duas paixões ao desenvolver seu trabalho coreográfico inspirada em conceitos espirituais da Cabala. A partir de então, passou a conceber movimentos aos quais denomina “orações corporais”, que se propõem a aprofundar a percepção conceitual dos valores desta antiga sabedoria.
A busca é que esses valores passem a fazer parte da forma de sentir, olhar e agir no cotidiano do dançarino. Frida tem levado seu trabalho a diferentes grupos e lugares como Canadá, Israel, Argentina, México, Inglaterra e diversas regiões do Brasil.
(Lais Azevedo/Diário do Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar