No mesmo ano em que a banda do Corpo de Bombeiros Militar completa 26 anos da atual formação e 126 anos de atividade, o grupo musical se tornou patrimônio cultural e imaterial do Estado desde o dia 1º de dezembro.

A banda está dividida atualmente em dois grupos: um com 53 integrantes, em Belém, e outro com 14, em Castanhal. O grupo é formado principalmente por militares músicos concursados nas turmas de 1990 e 1992, além de outros bombeiros que se dividem entre as funções militares como combatentes do fogo e o universo da música.

Os músicos fazem apresentações em todo Pará, principalmente com a missão levar arte, cultura, educação e música para instituições e localidades. No repertório estão sons institucionais, como os hinos do Pará ou Nacional, e músicas populares, como bregas paraenses antigos e sucessos nacionais.

“Nós músicos temos muito orgulho de fazer parte desta corporação e do nosso trabalho aqui, atuando em escolas, igrejas e praças. Tocamos gratuitamente e obedecemos às demandas da sociedade e do comando geral. Além disso, temos um trabalho importante com as crianças do interior e da capital com o projeto Escola da Vida”, explica o capitão Clerissom Lima, 44, chefe da banda e integrante do grupo desde 1990.

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS