Errar. Errar outra vez. Errar melhor. Foi inspirado nessa vida errante que o uruguaio Martín Pérez compôs “Narrativas Erráticas”, em cartaz até 1° de julho no Casarão Fotoativa.

A mostra reúne um recorte de trabalhos já apresentados pelo artista – como “A Cidade”, “Palacete Faciola” e “Réquiem para Bayard” – e se une a obras ainda inéditas, propondo novas narrativas atravessadas umas pelas outras. Segundo o artista, a ideia era unir estes trabalhos originalmente de séries diferentes entre si, para justamente perceber que ele sempre está girando sobre as mesmas questões. 

“É a ideia de diferentes tentativas como forma de se aproximar a mesma ideia”, analisa o artista, que reside há dois anos em Belém, onde realiza pesquisa acadêmica. “Foi um percurso de pensar sobre minha poética, a partir de diferentes experimentações, onde a troca com diferentes colegas foi de grande importância nesse processo. Encontro em Belém uma potência incrível na produção fotográfica, o que me influenciou e me fez refletir sobre as formas de pensar essa produção”, diz o artista.

Para a curadora, Camila Fialho, “o título da mostra evoca esse errar pelo mundo”. “Na exposição, o artista filtra a realidade ao seu modo e a devolve ao espectador através de fotografias produzidas em diferentes suportes, utilizando-se de lambe-lambe, papel vegetal, impressão fotográfica digital, em diálogo com o próprio Casarão da Fotoativa cujo restauro permanece inacabado”, completa Camila. Ao final da mostra, parte das obras serão sorteadas na “Sessão Desapego: De Mala e Cuia” entre as pessoas que adquirem seus bilhetes na Fotoativa.

(Diário do Pará)

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