O município de Cametá, no nordeste paraense, será palco para o 1º Festival de Cinema da Região do Tocantins, nos dias 21 a 23 de julho.

O festival contará com duas mostras: PARAORA, uma série de filmes de cineastas paraenses ou rodados no Pará, e BRSILIS, com cineastas brasileiros emergentes que apresentarão obras inéditas na Amazônia.

Para Toninho Castro, diretor de Turismo e um dos organizadores da mostra, 'esta será uma semente plantada para fomentar o audiovisual na região', com a esperança de lançar um chamado para que cineastas de todo o Brasil e do mundo tragam suas produções para serem filmadas na região.

O objetivo é buscar parcerias para a 2ª edição do festival, afirma Toninho, para implementar uma mostra competitiva, com premiações aos participantes e realizações de oficinas de cinema.

'Nossa intenção é ajudar a fomentar a cadeia produtiva do audiovisual e formar novos cineastas na cidade, incluindo Cametá, no roteiro mundial de festivais cinematográficos', ressalta.

A curadoria ficou a cargo de Zahy Tata Pura’Gte, que selecionou obras nacionais de grande relevância, como Tropicalia, documentário do renomado cineasta Marcelo Machado e Entrelinhas, do emergente cineasta cearense Saulo Vasconcelos, que conta no elenco com o paraense Ramon Riveira.

'O principal intento do festival será oportunizar esse olhar cinematográfico aos participantes e trazer a reflexão que qualquer história, mesmo as cotidianas, podem virar um filme e assim estimular a nova geração a ingressar no maravilhoso universo do cinema', acrescenta a curadora.

A mostra ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de julho, na Praça da Justiça e Praça dos Notáveis, com início a partir das 18h30.

(DOL)

MAIS ACESSADAS