Na última edição do programa Masterchef, da Band, que foi ao ar na noite da última terça-feira (07) uma declaração da participante Laubyanka Baltar despertou a ira de vários paraenses.

Após pedir dicas a dois cheffs, eles sugeriram a ela que utilizasse algo ácido em seu molho, como limão, vinagre ou tucupi, já que também utilizou castanha-do-Pará no preparo de seu prato.

A dica, no entanto, não agradou tanto a paraibana, filha de mãe estadunidense e que morou por vinte anos nos EUA. Com tranquilidade e talvez desconhecimento, ela falou tranquilamente que "eu nunca tinha provado tucupi. Eu acho um suco de laranja, um suco de laranja velha. Um gosto que não é ácido, não é doce, sabe?! Para o meu paladar".

Assista:

A reação nas redes sociais foi imediata. No Twitter, muitos internautas reclamaram do comentário da paraibana. Veja alguns tweets:

"Tucupi tem gosto de laranja velha". Isso por que tu entende de cozinha, né? Kkkkkkkk — assistindo MasterChef Brasil Profissionais

— [PSC] RIBEIRO (@AndrewRibeiiro) 8 de novembro de 2017

Lubyanka no Masterchef: "Nunca havia provado tucupi. Achei com gosto de suco de laranja com laranja velha."

Minha querida, tua sorte que a vovó já tá dormindo. Ela ia atrás de ti dar com havaiana na tua boca.

— André Filho (@andrefilho) 8 de novembro de 2017

coitada dessa no masterchef que falou mal de tucupi

— Coraline (@AnnaCarolinie) 8 de novembro de 2017

E você, o que achou do comentário? Concorda com a participante do programa ou não?

Defesa de alimentos regionais gera polêmica

Não é a primeira vez que uma crítica ou comentário feito sobre algum alimento ou prato paraense gera polêmica. Em setembro de 2015, uma matéria publicada no portal Tribuna da Bahia afirmou, veementemente, que a maniçoba, tradicional prato paraense, é baiano. Além da possível origem paraense ou mesmo baiana, a maniçoba também é um prato típico em Sergipe, em especial na cidade de Lagarto.

No Estado, até mesmo um povoado possuía o nome de "Maniçoba", que depois foi modificado para Nossa Senhora Aparecida. O município foi criado em 1963 (portanto, bem próximo da obra de Dalcídio Jurandir), e conta atualmente com cerca de 9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Relembre a polêmica.

Em março, uma postagem no Facebook de um estabelecimento comercial de Joinville, em Santa Catarina, na quinta-feira (09). Na arte, o estabelecimento parabeniza a cidade que completou 166 anos e afirma que Joinville é a “Cidade das Flores” e do “melhor açaí”.

Nos últimos meses, também no Masterchef, outra polêmica veio à tona: a utilização do termo "castanha-do-Brasil" para a "castanha-do-Pará", que também causou revolta em muitos paraenses:

#MasterChef  castanha do Brasil é o cacete... Castanha do PARÁ é o correto seus bonitões

— Alex Alves (@ALEXALVES1985) 23 de agosto de 2017

Castanha do pará virou castanha do Brasil? Quando foi esse evento que eu perdi #MasterChef

— Luísa Porto (@luisaporto) 23 de agosto de 2017

E castanha do Pará mana #masterChefbr #MasterChef pic.twitter.com/XM4ONCXf3r

— Adeleni Monteiro (@AdeleniM) 23 de agosto de 2017

(DOL)

MAIS ACESSADAS